Reigota, MarcosSilva, Ariane DinizSilva, Ariane Diniz2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/827Este trabalho procura analisar como o projeto Rede Latinoamericana-Europeia de Trabalho Social Transnacional (Reletran) foi experimentado e avaliado pelos participantes do curso que oferecemos em 2014, denominado "Práticas sociais e processos comunitários". A pesquisa tem como base empírica as narrativas dos alunos e colaboradores do referido curso. Após cada encontro realizado, eles nos enviavam uma narrativa sobre suas observações do que havia sido discutido e experimentado nas atividades daquela semana. Deste modo, a tese procura observar o impacto do Reletran no papel de uma universidade comunitária e na ressignificação da pedagogia freireana no tempo presente.This work that analyzes how the project Latin American-European Network for Social Transnational Work (Reletran) was tested and evaluated by course participants we offer in 2014 called social practices and community processes. The research is empirical based on the narratives of students and employees of that course. After each meeting held, they sent us an account of his observations of what had been discussed and experienced in the activities of the week. It was common knowledge that these narratives would be used in the empirical part of the thesis that seeks to observe the impact of the Reletran on the role of a community university and on the redefinition of Freire's pedagogy in the present time.Extensão universitáriaUniversidades e faculdades comunitáriasEducação - Aspectos sociaisCartas para Paulo Freire e sua rede: o cotidiano de extensão em uma universidade comunitáriaTese