Reigota, MarcosRibeiro, Leodir FranciscoRibeiro, Leodir Francisco2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/200A partir da metodologia das histórias de vida, da viagem como possibilidade de conhecimentos, o autor mostra o seu encontro, enquanto professor de Educação Física, com a Educação Ambiental. A trajetória de cada um inserida num contexto histórico, político, social, ecológico e cultural pode significar e resultar numa análise das grandes questões contemporâneas. Realiza uma pesquisa a partir de eventos científicos da Educação Física e da Educação Ambiental, onde analisa a produção acadêmica que faz ou propõe uma relação entre a disciplina Educação Física e o tema transversal - Educação Ambiental. Acrescenta-se de uma reflexão de como está a prática da Educação Física e da Educação Ambiental no cotidiano da escola. Termina por apresentar possibilidades de trabalhos, a partir do olhar que se tem sobre a Educação Física e Educação Ambiental, concebida como educação política, propondo novos olhares sobre as questões ambientais.From methodology of life’s histories, journey as possibility of know ledge, the author shows his meeting, as teacher of Physical Education, with Environmental Education. The way of each one inserted in a historical, political, social, ecological and cultural context can mean and result in an analyse of big contemporary questions. Realize a survey from cientific events of Physical Educantion and Environmental Education, where analyse the academic production that makes or propose a relation between Physical Education. Adding a reflexion about how is the practice of Physical Education and Environmental Education day by day at school. End up reporting possibilities of work, from looking about Physical Education and Environmental Education, conceived as political education, come up with new looking about environmentals questions.Educação físicaEducação ambientalTransdisciplinaridadeTemas transversaisPor entre corpos, vidas e culturas: um (des)encontro entre a educação física escolar e a educação ambientalDissertação