Dias Sobrinho, JoséPinto, Rafael Angelo BunhiPinto, Rafael Angelo Bunhi2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/369A década de 1980 marcou uma série de transformações na educação superior, dando início aos debates sobre um novo modelo de instituição de educação superior – a universidade comunitária – e, também, de uma cultura avaliativa em nosso país. Nas décadas seguintes, esse modelo de instituição buscou seu fortalecimento no país, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. Essas Instituições se desenvolveram em várias regiões, com ênfase no sul do país, onde criaram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. As Instituições participantes desse consórcio, dentre outras atividades, desenvolveram um mecanismo próprio de avaliação, que se preocupou com o (re)pensar de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo desta pesquisa será buscar respostas ao entendimento da avaliação institucional pelas Universidades Comunitárias gaúchas e verificar como a questão da responsabilidade social se insere em seu processo de avaliação. Também, objetivará estudar os processos históricos e as necessidades de adaptações que se fizeram necessárias quando da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A metodologia utilizada será a bibliográfica, com estudo da legislação existente sobre o tema. Inclui-se, ainda, na metodologia aqui empregada, a análise qualitativa de um questionário aplicado a essas instituições.In the 1980s superior education experienced a series of transformations, commencing the debates about a new model of superior education institutes - the community university – and also of an evaluative culture in the country. During the following decades, this model of institution searched for strengthening its bases in the superior education scenario of the country, showing its primary characteristics and the differences between the public and the private branches of this kind of superior education. This kind of superior education institutes are being developed in various regions of the country with emphasis in the southeastern and southern regions. They also developed their own mechanism of evaluation, which concerns about (re)thinking its teaching methods, research, extension and management of knowledge. This research’s aim is to find answers for the understanding of the institutional evaluation system in community universities in southern Brazil and how the matters of social responsibility interfere in the evaluation process. It will also target verifying the historical and cultural views of their evaluation methods, as well as the processes’ needs and adaptations of these methods to the National Organization for the Evaluation of the Superior Education (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES). The methodology used is the bibliographic, with study of the legislation and documents from community universities from southern Brazil, and, at last, the qualitative analysis of a questionnaire purposed to these institutions.Ensino superior - BrasilUniversidades e faculdades comunitáriasEnsino superior - Avaliação institucionalUniversidades e faculdades - Responsabilidade social da empresaA universidade comunitária e a busca de seu autoconhecimento por meio da avaliação institucional: o caso das universidades comunitárias gaúchasDissertação