Souza, Jesaías da SilvaSouza, Jesaias da SilvaRodrigues, Andréia RibeiroRodrigues, Andréia Ribeiro2024-04-162024-04-162022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1371O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema cálculos de áreas de figuras planas, especificamente a introdução das expressões numéricas, voltada a alunos do 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem lúdica pautada no processo de aprendizagem indutivo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos norteadores são: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os autores Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D’Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006). Para desenvolver a sequência didática fundamentamo-nos nas habilidades e competências da BNCC e metodologias lúdicas que possibilitem ao aluno a construção das expressões por meio da composição e decomposição das figuras geométricas. A proposta é relevante para o ensino da matemática pois apresenta uma possibilidade de ensinar conceitos matemáticos de Geometria através da experimentação, investigação e ludicidade dando ênfase a criatividade.The objective of this work is to present a proposal for a didactic sequence on the topic of calculating the areas of plane figures, specifically the introduction of numerical expressions, aimed at students in the 7th year of Elementary School through a playful approach based on the inductive learning process . To achieve this goal, we conducted a bibliographical research. The guiding theoretical references are: National Common Curricular Base (BNCC) and the authors Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D'Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo and Hélia Oliveira (2006). To develop the didactic sequence, we base ourselves on the skills and competences of the BNCC and playful methodologies that allow the student to construct expressions through the composition and decomposition of geometric figures. The proposal is relevant for the teaching of mathematics as it presents a possibility of teaching mathematical concepts of Geometry through experimentation, investigation and playfulness emphasizing creativity.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCCálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidadeMonografia / TCC