Drigo, Maria OgéciaCardoso, Solange BaladelliCardoso, Solange Baladelli2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/536A cultura organizacional em empresas metalúrgicas multinacionais de grande porte de Sorocaba e região constitui o contexto dessa investigação empírica. Para mostrar que existe um processo de construção da aparência da mulher que vem com um jogo pertinente ao contexto contemporâneo e relacionado à noção de persona – na perspectiva de Maffesoli-, propomos compreender a construção da aparência da mulher no contexto organizacional permeado por aspectos da contemporaneidade, em termos gerais. Por sua vez, em termos específicos, propomos elaborar o perfil da mulher trabalhadora em empresas multinacionais de Sorocaba e região, incluindo aspectos da aparência; explicitar a percepção que essas têm da sua aparência e avaliar o processo de construção dessa aparência no ambiente organizacional. A fundamentação teórica se faz com Maffesoli, Lipovetsky, principalmente, para tratar da contemporaneidade e da mulher nesse contexto e Marchiori, Schein, Nassar e Martin para tratar da cultura e comunicação organizacional. Também vamos nos valer dos dados obtidos de uma amostra não-probabilística com voluntárias - 464 mulheres trabalhadoras de 11 empresas metalúrgicas multinacionais de Sorocaba e região -, que responderam a um questionário (com questões fechadas e abertas), disponibilizado na internet pelo aplicativo “Google docs”, sistematizados, via estatística descritiva e idéias de Bardin e, em seguida, das análises permeadas pelas ideias que constam dos textos mencionados. A compreensão de aspectos da cultura organizacional, notadamente no que se refere à aparência das mulheres, constitui a relevância dessa pesquisa.The organizational culture in large-scale multinational metallurgical companies, in Sorocaba and region, constitutes the context of this empirical research. In order to reveal that there is an existing process towards an image construction on women appearance that comes along with a kind of play concerning the contemporary context that is related to the notion of persona in Maffesoli‟s perspective. We propose to try to understand the image construction of women appearance in the organizational context permeated by aspects of the contemporary nature, in general. On the other hand, in a more specific perspective, thus, we are going to elaborate a profile of working women in multinational companies in Sorocaba and region, including aspects of appearance; their self defining appearance perception and to tentatively evaluate the construction of that appearance in the organizational environment. The theoretical foundation is based on Maffesoli, Lipovetsky, mainly to address the contemporary studies and woman in this context. To address culture and organizational communication we rely on Marchiori, Schein, Nassar and Martin. We also rely on data obtained from a non-probability sample answers from 464 volunteers women workers out of 11 multinational automotive companies in Sorocaba region - who completed a questionnaire (with closed and open questions), available on the Internet at "Google docs ", systematized, by descriptive statistics and ideas from Bardin and then permeated by the ideas of the analysis contained in the texts mentioned. Understanding aspects of organizational culture, especially with regard to the appearance of women, is the relevance of this research.Comunicação e culturaCultura organizacionalComunicação nas organizaçõesComportamento organizacionalMulheres - Empresas multinacionaisManifestações da cultura organizacional: estudo com a aparência da mulher em empresas metalúrgicas multinaiconais de Sorocaba e regiãoDissertação