Britto, Luiz Percival LemeMaruci, Fátima Aparecida de SouzaMaruci, Fátima Aparecida de Souza2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/360O tema abordado por esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, pretende investigar e problematizar os efeitos, a validade e a legitimidade de uma avaliação elaborada com base nas noções de competências e habilidades, buscando analisar se a prova de Leitura e Escrita do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP), 2º ano do período noturno, corresponde com os descritores propostos na matriz de habilidades, considerando os propósitos desse modelo de avaliação. Este trabalho pretende contribuir com a problematização de práticas avaliativas que têm como base a formação por competências e habilidades, enquanto forma de adequação da educação escolar às demandas do capital. Primeiramente, o texto aborda as relações entre educação escolar, conhecimento e as reformas educacionais instauradas ao final da década de 80 e início de 90, procurando compreender as propostas reformistas traduzidas nos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBD). Busca entender a adesão ao ideário da avaliação como controle, regulação e racionalidade no contexto da denominada educação por competências e habilidades. A seguir discute as políticas e as práticas de avaliação desde a sua gênese, procurando contemplar os processos de apropriação e de objetivação da leitura e da escrita. Na última parte é apresentada uma análise da prova objetiva de Leitura e Escrita do SARESP, demonstrando que a matriz de habilidades com base na qual a prova é elaborada, não condiz com as questões apresentadas. A pesquisa é de cunho documental e bibliográfico, circunscrevendo-se ao campo da pesquisa qualitativa em educação escolar, referenciando-se nas contribuições de Britto, Dias Sobrinho, Duarte, Geraldi, Popkewitz, Ramos e outros. O itinerário desenvolvido demonstra que esse processo de avaliação de prática de leitura e de escrita tende a esvaziar a formação do indivíduo.The objective of this paper, bounded to knowledge and school quotidian research field, is to investigate the effects, the validity and the legitimacy of an evaluation system used by São Paulo State government to evaluate the efficiency of primary and secondary state schools – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP) – based in the concept of competence and abilities, in order to consider if its reading and writing tests applied to the 2º period of high school correspond to the propositions of this model of evaluation. This work argues that the evaluation practices that have as fundament the education by competences and abilities seeks to conform school education to the capitalist system. At first, we consider the relations between school education, knowledge and educational reforms launched by the and of the 1980 decade and de beginning of de decade of 1990, trying to comprehend the reformist proposals that are included in officials documents (Parameters Curriculares Nacionais – PCN e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBD). We search to understand the adhesion to the central idea of the evaluation systems as a way of control, regulation and rationality in the context of the so called education by competences and abilities. After that, we discuss the politics and practices in education and the evaluation practices since its genesis, searching to comprehend the processes of reading and writing appropriations and objectification. In the last part, we present an analysis of the SARESP reading and writing tests, showing that they do not correspond to the abilities matrix in witch they are based. The works here presented has a documental e bibliographic orientation, restricted to qualitative research field in school education, based on works of Britto, Dias Sobrinho, Duarte, Geraldi, Popkewitz, Ramos and others. The itinerary we did demonstrate that this evaluation system of reading and writing is bounded to annul the importance of individual formation when are considered the highest forms of knowledge.Avaliação educacionalRendimento escolar - AvaliaçãoReforma do ensino - BrasilLeitura e escrita: análise de uma proposta de avaliação por competências e habilidadesDissertação