Salles, Fernando CasadeiSilva, Ilze Mari Dell"Erba daSilva, Ilze Mari Dell"Erba da2023-04-262023-04-262004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/108O tema do presente trabalho foi a avaliação institucional da Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária, tendo como foco privilegiado a avaliação dos professores feita pelos alunos, indagando quais elementos da atuação dos professores são passíveis de avaliação e a partir de quais pressupostos ela é realizada. O objetivo principal foi investigar e discutir os critérios e as finalidades dessa avaliação e, em especial, que professor e que educação se quer avaliar. Nesse sentido, buscou-se verificar quais eram os instrumentos utilizados no processo da avaliação institucional, qual a participação dos professores e de que modo, a instituição tem utilizado seus resultados. Como ponto de partida realizou-se uma investigação teórica a respeito do tema avaliação institucional das universidades, passando por sua contextualização histórico-social. Considerou-se a avaliação como um campo de conhecimento complexo e pluri-referencial, com enfoques diversos e, em alguns momentos, conflitantes, denotando posições éticas e políticas distintas. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Inicialmente, através de análise documental e de entrevistas, foram coletados dados junto à instituição e aos representantes dos órgãos administrativos da universidade, buscando-se compreender a sistemática da avaliação institucional da universidade. A seguir, com a aplicação de questionário aos professores procurou-se conhecer a opinião dos mesmos a respeito do processo da avaliação institucional com destaque à avaliação do desempenho profissional docente. A análise dos dados sugere que a finalidade e a utilização dos resultados da avaliação institucional são os grandes questionamentos a serem realizados para o processo avaliativo resultar em aperfeiçoamento da universidade, implicando participação e diálogo de toda a comunidade acadêmica, em especial, como afirmação de sua identidade comunitária.The issue of this research was the institutional assessment of the Universidade de Sorocaba, communitarian one, a having as a privileged focus on the professors' assessment done by the students, wondering which elements of the professors' performance are passive of evaluation and in which presuppositions it is realized. The main object of the study was to investigate and discuss the criterias and purposes of this evaluation and, specially, that professor and education want evaluate. According to this, the to study tried to verify what were the instruments used during the institutional assessment process, what and how is the participation of the professor, and if the institution has used its results. In the beginning, a theoric investigation about the institutional assessment at the universities was realized, passing through its social-historic contextualization. The assessment was considered as a pluri-referential and complex knowledge, with diverse in approaches and, in some moments, competitive, signifying ethical positions and different politics. The field study was done in two steps. Initially, based on documental analysis and interviews, data were collected in the institution and with its representatives from the administrative departments of the university, and trying to understand the systematic of the institutional evaluation. And with a questionnaire given to some professors, some opinions were studied regarding the process of institutional evaluation, with also a special attention to the professors' performance evaluation. The data analyses suggests that the purpose and the use of the results of the institutional evaluation are the fundamental questions to be applied to the evaluative process, resulting on the improvement of the university, implicating participation and dialogue of all academic community, specially, as its affirmation of its communitarian identity.pt-BRAvaliação institucionalProfessoresUniversidades e faculdadesEnsino superiorAvaliação dos professores pelos alunos na universidadeDissertação