Boschetti, Vania ReginaBoschetti, Vânia ReginaOliveira, Suad Aparecida Ribeiro deOliveira, Suad Aparecida Ribeiro de2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/512Este trabalho tem por objetivo apresentar a criação e instalação do Parque Infantil “Antonio Carlos de Barros”, em setembro de 1954 - o primeiro da cidade de SorocabaSP no atendimento à educação pré-escolar municipal. Pesquisa o contexto histórico e as circunstâncias da instituição, apontando para a problemática social que, em meados do século XX, levou segmentos da sociedade a reivindicarem a instalação de educação infantil como uma forma de atender as crianças e as famílias no interior de uma sociedade que, ao se industrializar, fez emergir necessidades de conciliação entre a educação da criança e a mão-de-obra feminina e o sistema de produção econômica em Sorocaba. Apresenta a concepção de infância à época e as primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo. Observa a preocupação com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, em função do precário saneamento e das moléstias que afetavam a criança, acarretando altos índices de mortalidade. Tal atendimento, nas décadas de 1920 e 1930, passa a manifestar um cuidado quanto à criação e melhoria dessas instituições em relação às crianças: o incentivo à aprendizagem, o desenvolvimento psicológico e social, essencialmente. Os principais subsídios teóricos que norteiam este trabalho são de autores como Ariès, Khulmann Jr, Kishimoto e Thompson. Para suporte material, foram localizados e analisados, documentos impressos no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, e fontes iconográficas, de arquivos públicos e particulares. Com a análise dos documentos e dados coletados, a presente pesquisa avalia a contribuição dessa instituição para a sociedade na época e sua influência no cenário educacional. Este estudo pretende somar-se aos trabalhos desenvolvidos no campo da História da Educação, através da elucidação dos ideais de educação que marcaram o período de criação do Parque Infantil “Antonio Carlos de Barros”, com sua importante atuação no cenário educacional sorocabano por mais de 50 anos.This paper aims to study the foundation of the public kindergarten “Parque Infantil Antonio Carlos de Barros”, in September 1954 - the first in the city of Sorocaba-SP to attend infants before school age. It researches historical aspects and circumstances of the institution that was due to attend the infants and their families within the new concept of childhood. As reference, other institutions in the state capital city and in the country are analyzed, as to their criteria for taking care of infant health, nutrition, hygiene, and survival, considering the bad sanitation conditions in the country during the decades of 1920-1930. That extra care was meant to improve general infant development. The dialogue is performed with theorists such as Ariès, Khulmann Jr, Kishimoto, and Thompson. Documents published by the local newspaper Cruzeiro do Sul as well as iconographic sources were also analyzed. With that material, it was possible to evaluate the contribution that institution gave to the city and its influence in the general educational scenario. This study seeks to add to other scientific studies been developed in the field of History of Education, through the elucidation of educational ideas that marked the period of that kindergarten foundation, as a significant educational agency in the city, for over 50 years.Educação pré-escolar - História - Sorocaba (SP)Educação de crianças - História - Sorocaba (SP)Instalações escolares - História - Sorocaba (SP)Educação de crianças - HistoriografiaO primeiro parque infantil de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas de sua criação e instalaçãoDissertação