Martinez, MonicaIuama, Tadeu RodriguesIuama, Tadeu Rodrigues2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/771Essa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.This research aims to answer questions about the possibility of a communication process in storytelling games, here understood as the set consisting of RPG (Role Playing Games) and larp (live action role play). The intention, therefore, is to interpret a possible relationship between the roleplay observed in these games with the life stories of the participants. For this purpose, it consists of a literature review, which aims to understand the three component elements of the studied object, here called imaginary narrative and bind. Some of the main theoretical references seen in this survey are Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera and Vilém Flusser. Complemented by participant observation of a gaming session and by interviews conducted with the participants of the game, using the methodology proposed by Monica Martinez. From this route, it considers that, from the interpretation of the relationship between characters and players viewed in the conducted empirical study, storytelling games are a communication process, since the woven narrative in that object conciliates the imagination and the socialization of the participants.ComunicaçãoJogos de fantasiaNarrativa (Retórica)Análise do discurso narrativoProcessos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos playersDissertação