Barreira, Luiz CarlosSantos, Edson Segamarchi dosSantos, Edson Segamarchi dos2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/306Este estudo tem por objetivo recuperar uma das possíveis histórias das primeiras edições das competições escolares ocorridas no município de Sorocaba, os Jogos Escolares. Concentramos nossos esforços em retratar o período histórico referente ao início dessas competições, que foi a partir dos anos 40 do século anterior. Para produzir a pesquisa, recorremos a fontes documentais, escritas e, principalmente, orais. Encontramos nos depoimentos - de alguns agentes envolvidos nesses eventos - informações, que permitiram identificar os personagens, e os fatores que determinaram o início desse processo, tendo em vista que as competições escolares estão presentes até os dias atuais. Também realizamos um diálogo, com alguns dos autores da produção historiográfica dos anos 1980 e 1990, da Educação Física brasileira. Tendo-se como base as informações colhidas nas fontes, procuramos questionar as teses apresentadas por alguns desses autores, através principalmente, dos depoimentos. Ao analisar o conteúdo das falas, foi possível refutar as afirmações apresentadas por alguns autores, segundo as quais, a Educação Física e o esporte escolar teriam sido manipulados e teriam se tornado, inclusive, um dos "braços operacionais" do regime militar instalado no Brasil a partir de 1964. Inquirimos os agentes quanto à questão política, e da sua possível interferência no âmbito do esporte escolar. Os depoentes não estabeleceram relação alguma entre esporte escolar e políticas oficiais de cunho conspiratório, em qualquer momento na história dessas atividades no município de Sorocaba. Encontramos no decorrer da pesquisa consistentes informações que nos permitiram concluir que as demandas sociais locais e a iniciativa de pessoas simpatizantes das atividades esportivas, na década de 1940, determinaram o surgimento das primeiras competições entre escolas da cidade.This study aims to retrieve one of the possible "stories" of the first publishing of the school competitions which took place in Sorocaba, i.e. The School Games. We concentrated our efforts LO portray the historical period referring to the to beginning of these competitions, started from the 40 s of the previous century. To produce this research, we examined some documental sources, both written and oral ones. We found in the speeches of some agents involved in these valuable information which permit to identify the characters and the factors which lead to the beginning of this process, since the school competitions are present until today. We also had dialogue with some authors of the historiography production, from 1980 and 1990 years, of the Physical Education. Having to base the information's collected in the chosen sources, we tried to asking for the thesis presented for some authors. By means of this we refuted some statements made by authors, as the declaration of having been the Physical Education (likewise the School Games) an instrument (an "operational branch") of political manipulation used during 1960- 1970's military dictatorship in Brazil. We inquired the agents on this political issue, and on its possible interference in the school's everyday life. The agents considered no relations - at any moment in Sorocaba - between school competitions and official actions that could hide purposes of conspiracy. We also found in the course of our research consistent information that allowed us to conclude that both local demands and the initiative of sport enthusiastic people in 1940's engendered the first competitions between schools in the Sorocaba city.Jogos escolares - História - Sorocaba (SP)Educação - HistoriografiaEducação física - HistoriografiaHistória dos jogos escolares do município de Sorocaba em meados do século XXDissertação