Cammarano González, Jorge LuísMagagna, Beatriz Elaine PiciniMagagna, Beatriz Elaine Picini1958-1958-2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/207Hoje, com a falta de empregos, e um mercado competitivo, exige-se do trabalhador brasileiro uma participação mais criativa e conhecimento escolar reflexivo, além de competências diversas para sua inserção social, dai a necessidade de escolarização para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ou permanência na escola no tempo adequado e por ter se constituído em um sistema paralelo ao sistema regular de ensino. O presente estudo - Um currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática pedagógica no Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos - da Uniso, teve como objetivo principal, além do estudo currículo/conteúdo, a forma como o conhecimento pode ser abordado, buscando subsidios teóricos que amparassem nossa prática pedagógica. O contato com as obras do Educador Paulo Freire permitiram a reflexão, porque demonstram que a sua pedagogia não pode ser entendida apenas como método de alfabetização de adultos, mas como uma práxis. O trabalho foi dividido em três capítulos, o primeiro trata de uma breve leitura histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as leis que a amparam e as mobilizações que conclamam a educação para todos, como uma maneira de se trabalhar as exclusões, exigência do século XXI; o segundo trata as teorias curriculares através do tempo e as reflexões sobre a forma de se trabalhar o curriculo; o terceiro trata da estrutura e funcionamento do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, e as problemáticas enfrentadas no cotidiano, bem como as experiências e interferências da prática em ação.Today, with the lack of jobs, and a competitive market, one demands of the Brazilian worker a more creative participation and reflective pertaining to school knowledge, beyond diverse abilities, you give the necessity of preparation for Young and Adult that had not chance of access or permanence in the school in the adequate and for having if consisting time in a parallel system to the regular system of education. The present study - a curriculum to educate the young and the adult reflections on practical pedagogical in the Sorocaba and Region Program 100 illiterates - of the University of Sorocaba (Uniso), it had as objective main, beyond the curriculum/content study, the form as the knowledge can be boarded, searching subsidies theoretical that supported pedagogical practical ours. The contect with the workmanships of the Educator Paulo Freire had allowed the reflection, because they demonstrate that its pedagogy cannot only be understood as a method to teach adults, but as practical. The work was divided in three chapters, first it treats of one brief historical reading of the education of young and adults in Brazil, the laws that support it and the mobilizations that ask the education for all, as a way of if working the exclusions, requirement of century XXI; The second treats the curricular theories through the time and the reflections on the form if working the resume; third treat of the structure and functioning of the Sorocaba and Region Program 100 illiterates, and the problematic ones faced in the daily one, as well as the experiences and interferences of the practical one in action.Educação de jovens e adultos - Sorocaba (SP)Educação de jovens e adultos - CurrículoPrograma Sorocaba e Região 100 AnalfabetosPrática pedagógicaUm currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática no Programa Sorocaba e Região 100 AnalfabetosDissertação