Cammarano González, Jorge LuísFunes, Antonio JorgeFunes, Antonio Jorge2023-05-032023-05-032004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/166A pesquisa apresentada tem como finalidade problematizar as relações entre Analfabetismo e Voluntariado no âmbito do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos desenvolvido como prática extensionista da Universidade de Sorocaba, UNISO e a linha de Pesquisa "Instituição Escolar: políticas e práticas do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba. A estrutura redacional proposta é a que segue. O primeiro capítulo trará uma contextualização histórica/política/econômica e educacional, que nos permitirá entender minimamente os atuais índices de analfabetismo no Brasil, que de acordo com dados de 2000, atingem 16,63% da população com mais de 14 anos. O segundo capítulo examina a presença do voluntariado, com base num breve histórico de sua origem no mundo e no Brasil; além disto, descreve as áreas de atuação, as leis que regulamentam o trabalho voluntário e a articulação dessa prática social com o chamado Terceiro Setor. Observa-se também quais implicações dessa proposta para a sociedade em curso e de que maneira a mídia divulga esse tema. O terceiro capítulo aborda o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, criado com o objetivo de alfabetizar parte da população de Jovens e Adultos excluídos de seu direito à educação. Neste capítulo registra-se pesquisa de campo com parte do corpo docente voluntário, do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, focada na relação voluntariado e analfabetismo. O percurso desenvolvido busca revelar e compreender possíveis motivos que orientam a participação de professores voluntários diante dos desafios de alfabetizar jovens e adultos da população de Sorocaba e Região.The presented research has as purpose to argue the relation between Illiteracy and Voluntary work in the sphere of the Sorocaba and Region 100 Illiterates Program developed as extensive practice of the University of Sorocaba, UNISO and the line of Research " scholastic Institution: politics and practices of the Program of Masters degree in Education of the University of Sorocaba. The redaction structure is the one that follows. The first chapter will bring a historic / policy / economic and educational contextualization that will allow to understand minutely the current indexes of illiteracy in Brazil, that according to dices of 2000, achieve 16.63% of the population with more 14 years. The second chapter examines the presence of the voluntary work, with base in a briefing historic of its origin in the world and Brazil; moreover, it describes the performance areas, the laws that regulate the voluntary work and the joint of this practical social with the called Third Sector. One also observes which implications of this proposal for the society in course and how the media divulges this subject. The third chapter approaches the Sorocaba and Region 100 Illiterates Program, created with the objective to alphabetize part of excluded Adult the Young population of their right to the education. In this chapter field research with part of the voluntary school body is registered, of Sorocaba and Region 100 Illiterates Program, focused on voluntary work relation and illiteracy. The developed passage search to disclose and to understand possible reasons that guide the participation of voluntary teachers before challenges to alphabetize youngester and adults of the population of Sorocaba and Region.Educação de jovens e adultosAnalfabetismoVoluntariadoPrograma Sorocaba e Região 100 AnalfabetosPrograma Sorocaba e Região 100 Analfabetos: analfabetismo e voluntariadoDissertação