Bonventi Junior, WaldemarSilva, Neusa Valentim daSilva, Neusa Valentim da2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/824Ao pesquisar sobre a Lógica Fuzzy e estudando os modelos na área de controle convencional pergunta-se: é possível comparar sistemas convencionais com sistemas Fuzzy obtendo respostas similares ou com aproximações? Para obter resposta de tal pergunta foi desenvolvido nesse trabalho o controle de suspensão ativa automotiva com o controlador Fuzzy que seguiu uma linha de pesquisa voltada para desenvolvimento e controle de processos produtivos, com o objetivo de analisar alguns métodos de controle usando métodos tradicionais e um equivalente em lógica difusa, comparando assim seus modelos de controle. Este trabalho iniciou-se por uma revisão de literatura que abordou temas voltados para conhecimento da Lógica Fuzzy, de tal forma que seguiu com uma pesquisa exploratória com o intuito de entender e desenvolver sistemas utilizando essa lógica, sendo assim, desenvolvendo pesquisas bibliográficas e simulações em softwares específicos como o Simulink e Fuzzy do Matlab. Esse trabalho procurou-se obter respostas próximas entre um sistema de controle modelado de maneira convencional e um sistema de controle modelado com Lógica Fuzzy, partindo de um sistema massa-mola-amortecido até chegar a um sistema de suspensão ativa, quando esse sistema é designado a um modelo de uma das quatro rodas de um ônibus. Em ambos os casos as respostas ficaram próximas sendo que para o sistema massa-mola-amortecido foi mais favorecido utilizando a Lógica Fuzzy. Já para o sistema de suspensão ativa, o controle convencional se demostrou mais favorável, porém ambos os controles para a suspensão ativa atingiram o objetivo de controlar o sistema antes dos 5 segundos e com sobressinal menor que 5%. As diferenças entre esses controles estão na forma de ajuste dos seus parâmetros, o que torna suas repostas próximas e confirmando que ambos os controles são capazes de obter resultados satisfatórios.When researching on a Fuzzy Logic and studying the models in the conventional control area, one asks: is it possible to visualize conventional systems with Fuzzy systems obtaining similar answers or with approximations? For more information on the development of active suspension control, with the Fuzzy controller that followed a research line focused on the development and control of productive processes, with the objective of analyzing some control methods using traditional methods and a fuzzy logic equivalent, comparing their control models. This work was initiated, by a literature review that approached themes focused on Fuzzy Logic knowledge, in such a way and followed with an exploratory research, with the intention of understanding and developing systems using this logic, thus, developing bibliographical researches and simulations in specific software such as Simulink and Fuzzy from Matlab. This work sought to obtain close answers between a control system model in a conventional way and a control system modeled with Fuzzy Logic, part of a massive-spring-damped system until an active suspension system, when this system is designated to model of one wheel of a bus. In both cases, as answers were close to the mass-spring-damped system was more favored, using a Fuzzy Logic. As for the active suspension system, the conventional control was more favorable, as well as the controls for the active suspension, the control objective, the system before 5 seconds and with a projection of less than 5%. The differences between these controls are in the form of adjustment of their parameters, which makes their answers close and confirming that both controls are able to obtain satisfactory results.Sistemas de controle inteligenteSistemas difusosLógica difusaAutomóveis - Molas e suspensãoControle de suspensão ativa automotiva por lógica difusa ("fuzzy logic")Dissertação