Nogueira, Eliete JussaraHoffmann, Soraya ChauarHoffmann, Soraya Chauar2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/769Esta dissertação trata-se de uma pesquisa-ensino realizada no cotidiano escolar de uma classe de Recuperação Intensiva (RI), em relação ao ensino de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvida durante o ano de 2015, com 17 alunos da 8ª série (9° ano-período vespertino), rede estadual de ensino no município de Tatuí/SP. A descoberta do interesse dos alunos em participar das aulas de Língua Portuguesa a partir de letras de músicas populares (Rap, Funk, Sertanejo) privilegiaram mediações com o projeto pedagógico Letras e Músicas; análise de diferentes gêneros textuais; redação e introdução à gramática. Para a coleta de informações foram utilizados: anotações diárias; avaliações formais do estado; avaliações em sala e observações regulares. Para a compreensão da relação sujeito e objeto nos processos de aprendizagem, os conceitos de Foucault foram fundamentais, pois considera-se a escola e seus agentes, como dispositivos de poder atuantes em uma sociedade, a qual defronta-se com múltiplas circunstâncias de poder existentes em uma sociedade disciplinar. As concepções de Bauman, quanto aos conflitos sociais como fatores expurgatórios da sociedade desprovida, também foram utilizados para aproximação do cotidiano escolar que cada aluno da Sala de RI. Percorre um caminho desconhecido, sob insegurança e medo. Nem sempre o cotidiano da escola é linear e ou obedece uma organização sem conflitos, mas para facilitar ao leitor, essa pesquisa é descrita em etapas: levantamento de necessidades; escolha, planejamento e execução do projeto; e análise dos resultados. De modo geral os resultados apontam uma melhora acadêmica dos alunos da sala de RI, principalmente no que refere a expressão pela escrita.This dissertation it is a research-teaching carried out in everyday school life of a class of Intensive Recovery (IR), for the teaching of reading and writing in the discipline of Portuguese Language, developed during 2015, with 17 8th of students series (9th evening-year period), state schools in the city of Tatuí/SP. The discovery of the students' interest in participating in Portuguese classes from popular lyrics (Rap, Funk, Country) privileged mediations with the pedagogical project Letters and Songs; analysis of different genres; writing and introduction to grammar. For the collection of information were used: daily notes; formal state assessments; reviews in room and regular observations. For understanding the relationship between subject and object in the learning process, Foucault's concepts were critical, because the school is considered and its agents, as active devices of power in a society, which is faced with multiple existing power conditions in a disciplinary society. Conceptions of Bauman, as the social conflicts as expurgators factors devoid society were also used to approach daily school each student's IR Room runs, an unknown path, in insecurity and fear. Not always, the school routine is linear and obeys or an organization without conflict, but to facilitate the reader, this research is described in stages: needs assessment; choice, planning and execution of the project; and analyzing the results. Overall the results show academic improvement of students RI room, especially when it comes to the written expression.Língua portuguesa - Estudo e ensinoAmbiente escolarPrática de ensinoAprendizagemRendimento escolarO cotidiano escolar e a sala de recuperação intensiva: "os MLK e as mina"Dissertação