Oliveira, Édison Trombeta dePinto, Cláudia ReginaPinto, Cláudia Regina2024-09-062024-09-062024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1656https://doi.org/10.22482/dspace/257O presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.This study, conducted within the research line "School Daily Life, Educational Practices, and Teacher Training" at the University of Sorocaba (UNISO), aimed to comprehend the extent to which continuous training courses offered by EFAPE on the use of digital technologies contributed to the development of teachers' pedagogical practices during the COVID-19 pandemic. Additionally, the study sought to map teachers' perceptions regarding continuous training and fluency in using digital technologies applied to their teaching-learning practices during remote education. The study employed a mixed-methods approach, utilizing both quantitative and qualitative descriptive exploratory methods with content analysis. The primary data collection instrument was a questionnaire. Closed-ended questions were designed using the Likert scale to assess participants' perceptions of digital technology usage and their own learning during continuous training. Open-ended questions were analyzed using content analysis. Additionally, the study analyzed the relevance of technology-focused courses offered to teachers by EFAPE. The theoretical framework drew upon the works of Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio and Leite (1999), Kenski (2013), Bardin (2021) and others who served as support throughout the dissertation. The study highlighted the need for continuous teacher training in the use of technological tools to achieve and/or enhance digital fluency. It also provided insights into public policies in this area and suggested improvements for teacher training and pedagogical practices.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilProfessores - FormaçãoEducação permanenteInovações educacionaisEducação - Efeitos das inovações tecnológicasTecnologia educacionalEducação - São Paulo (Estado)Formação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remotoDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação