Marques, WaldemarRocha, Keli de AraujoRocha, Keli de Araujo2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/654A formação na área de gastronomia tem em grande parte natureza tecnológica, em que o foco se remete ao ensino profissionalizante, atraindo uma crescente demanda por uma grande variedade de público. Em geral, os professores que trabalham na formação acadêmica em gastronomia são profissionais da área que atuam ou atuaram no mercado de trabalho e que possuem formação em nível de graduação e especialização lato sensu, sem qualificação específica para a docência. Partindo do pressuposto que atuar como professor exige formação própria para o ato de ensinar, o presente estudo tem como objetivo apresentar um estudo de caso para conhecer a trajetória profissional e identificar o perfil e a identidade profissional dos docentes do ensino superior em gastronomia, analisando o cenário em que atuam, sua historicidade e a percepção de si mesmos. Tendo por hipótese que esses docentes possuem dificuldade para se identificar no papel de educadores dentro do contexto em que vivem, adotou-se como procedimento metodológico pesquisa quantitativa das informações disponibilizadas pelos docentes junto à Plataforma “Lattes”, e pesquisa qualitativa, com questionários individuais com professores que ministram aulas essencialmente práticas no curso de tecnologia em gastronomia de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Os resultados surpreenderam ao demonstrar que os docentes se identificam mais como professores, em virtude do amor que desenvolveram pela educação.The formation in gastronomy has technological nature, which the focus refers to professional education, attracting a growing demand for a wide variety of public. In general, teachers who work in academic education in gastronomy are professionals who work or worked in the labor market and are just graduated or have lato sensu specialization, without specific qualification for teaching. Assuming that act as teacher requires training itself to the act of teaching, this study aims to show a case study to meet the teacher‟s career path and identify the profile and understand the professional identity of teachers in higher education in gastronomy, analyzing the picture in which they work and perception themselves. With the hypothesis that these teachers have difficulty in identifying the role of educators within the context in which they live, this paper adopted as methodological approach a quantitative research on the information provided by teachers on the “Lattes” Platform, and a qualitative research through individual questionnaire with professors who teach practical lessons in gastronomy course in an institution of higher learning in the interior of Sao Paulo State. The results surprised by demonstrating that teachers identify themselves more as teachers, because of the love that they developed by education.Gastronomia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino superior - BrasilCurso superior de gastronomia: um estudo de caso sobre o perfil e a identidade docenteDissertação