Cammarano González, Jorge LuísFunes, CássiaFunes, Cássia2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/445A pesquisa apresentada tem como finalidade investigar como os professores de Língua Portuguesa que trabalham especificamente com a produção de textos concebem essa prática escolar. E, se seria possível derivar do trabalho docente desses profissionais uma concepção de formação do indivíduo circunscrita às propostas do ENEM para Língua Portuguesa. A busca de resposta a essas indagações resultou no exame de dois documentos oficiais que fundamentam teoricamente a prova do ENEM e na realização de uma pesquisa de campo com professores de Português. O primeiro capítulo trará o papel do Estado na materialização das reformas educacionais a partir dos anos 90 do século XX, destacando alguns aspectos desses processos que circunscrevem a análise dos documentos orientadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a área de Língua Portuguesa. O segundo examina dois documentos oficiais referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, pelo governo federal. O primeiro é de 2006, e foi denominado: ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - Fundamentação Teórico-metodológica. O outro, datado de 2007, que se intitula: Eixos Cognitivos do ENEM. O terceiro capítulo traz a pesquisa de campo com professores de Português do Ensino Médio, das escolas estaduais de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, do Estado de São Paulo, que trabalham com a terceira série do Ensino Médio, pois é nesta série em que os alunos realizam a prova do ENEM.The presented research has as purpose to investigate as the teachers of Portuguese Language who work specifically with the production of texts conceive this practical pertaining to school. And, if would be possible to derive from the teaching work of these professionals a conception of formation of the circumscribed individual to the proposals of the ENEM for Portuguese Language. The search of reply to these investigations resulted in the examination of two official documents that theoretically base the ENEM test and in the accomplishment of a research of field with Portuguese teachers. The first chapter will bring the role of the State in the materialization of the educational reforms from years 90 of century XX, detaching some aspects of these processes that circumscribe the analysis of orienting documents of the National Examination of High School (ENEM) for the area of Portuguese Language.The second chapter examines two referring official documents to the National Examination of High School (ENEM), instituted in 1998, from the federal government. The first one is of 2006, and was called: ENEM National Examination of High School – Theoretical Methodological Fundamentation. The other, dated of 2007, that it is called: Cognitives Axles of the ENEM. The third chapter brings the field research with Portuguese teachers from High School, state schools of Sorocaba and Araçoiaba da Serra, of the State of São Paulo, that work with the third series of High School, therefore is in this series where the students do ENEM test.Língua portuguesa - Estudo e ensinoEnsino médio - Avaliação - BrasilEducação e Estado - BrasilEducação escolar e língua portuguesa: examinando uma proposta para a formação do ser socialDissertação