Soares, Maria Lúcia de AmorimAlmeida, Shirley Aparecida Jamelli deAlmeida, Shirley Aparecida Jamelli de2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/344Enquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.This dissertation as a qualitative investigation is divided in three moments – the Culture of Mass Media, the Culture of TV and Television and Everyday School, has as an object of study as a thought about the ways of production and reproduction of the images in the contemporary escopic society. From the Knowledge and Everyday School perspective of research, the objectives tend to establish in what way the TV is inserted into the everyday school, taking into account that the products of the mass media are understood and incorporated by school individuals into their lives and therefore, what school is doing to utilize the images transmitted by it. The theoretical references are based fundamentally upon Regis Debray, when he thinks the history of seeing in the West; upon Eugenio Bucci, when he refers to the Brazilian TV as a videology maker and upon Joan Ferrès, in the relation of television and schooling. The adopted procedures are divided in two moments: in the first one, the attendance of activities at the Curriculum workshops, in a full time elementary school that belongs to the state of São Paulo which offers the basic education from 1st to 4th grade and the second moment, the analysis of the TV on the everyday of this school. The findings lead to the conclusion that the TV is a cognitive terminal that educates visually the pedagogical individuals, although it is not much utilized inside the school, which justifies the insertion of the televisual means on the development of the educators and on the school pedagogical training.. From this perspective, teaching does not only means to spread knowledge which has been organized and acquired by the mankind, but they also integrate into a list of competencies of the school several other necessary dimensions to form each individual as a human being and as a complete one.Educação escolarTelevisão na educaçãoConstrução do conhecimentoA cultura da mídia: televisão e cotidiano escolarDissertação