Barreira, Luiz CarlosFalcão, Talita Luci MendesFalcão, Talita Luci Mendes2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/195O presente trabalho tem por objetivo investigar alguns aspectos importantes do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, da Universidade de Sorocaba, em especial, a concepção de alfabetização nele contida, tendo em vista os critérios atuais de alfabetização. Por se tratar de pesquisa de cunho histórico, a metodologia utilizada foi estruturada de acordo com essas peculiaridades, ou seja, a análise bibliográfica e documental, dos materiais que constituem a escrituração do referido Programa. A análise bibliográfica diz respeito à contextualização do problema, quando realizamos uma breve retrospectiva histórica, com ênfase na década de 90. Junto às diversas questões de ordem políticas que ocorreram nessa época, verifica- se um novo paradigma educacional, estando à alfabetização inserida nesse panorama. Nesse sentido, entender os termos correlatos à alfabetização (letramento, alfabetismo, cultura escrita), que surgiram concomitantemente com essas novas abordagens educacionais, também servirão de referencial para as análises dos critérios atuais de alfabetização. Dessa forma, finaliza-se a dissertação com o estudo do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, tanto quanto a sua especificidade estrutural, quanto a sua Proposta-Político Pedagógica. Partindo desses critérios de alfabetização, verifica-se, sobretudo, que o estudo de novas medidas deverão ser propostas para ações que envolvam a modalidade Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a priorização de atendimento diferenciado.The objective of this work on Sorocaba Literacy Program - University of Sorocaba - is research some aspects of 100 illiterates who live in Sorocaba and neighborhood. It is focused in the current criteria of literacy and it was developed based on historical events, biographical information and supporting documentation on the Program in reference. The biographical analysis refers to contextual problems relating to a historical retrospective study on literacy, focusing, specially, our attention to the 1990's decade. Further to questions on various political order that happened at this decade, it has noticed a new educational paradigm - the literacy is introduced in this concept. To get an understanding of the correlative terms related to literacy that arose at same time with these new educational concepts, it will also give reference to the analysis of the current criteria's of literacy. At this point, the piece of writing is ended with the study of the "Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos" (100 literates Sorocaba and Neighborhood Program), as well as with the structural pedagogic political proposal. Taking into consideration these criteria's of literacy, it is recognized that the study of new measures should be proposed in order to take actions that involve Education to Youth and Adults having in view the priority of differential attendance.Educação do adolescente - História - Sorocaba (SP)LetramentoAlfabetismoCultura escritaPrograma Sorocaba e Região 100 AnalfabetosEducação de adultosAlfabetização de jovens e adultos: o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos e os critérios atuais de alfabetizaçãoDissertação