Miranda, Fernando Silveira Melo PlentzChristofan, MarinêsChristofan, Marinês2024-09-132024-09-132023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1698https://doi.org/10.22482/dspace/274Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de uma pesquisa histórica e bibliográfica referente a uma política pública do estado de São Paulo, vinculada à expansão das vagas do ensino técnico, projeto este do Centro Paula Souza, intitulado Plano Expansão que culmina na criação de Salas Descentralizadas. Para estudar o período da criação das salas descentralizada da ETEC Fernando Prestes (2009 a 2019), foi necessário conhecer o todo da instituição que a mantém. Assim, foi realizado um retrospecto histórico desde a criação da Escola Mixta em Sorocaba até a transferência das Salas descentralizadas da EE Joaquim Izidoro Marins (JIM) para a escola em que a descentralizada se encontra hoje, EE João Clímaco de Camargo Pires (JC). Foram discutidas as transformações do ensino profissionalizante em Sorocaba, a inauguração do Centro Paula Souza, instituição que supervisiona as ETECs e Fatecs no estado de São Paulo, bem como o período de expansão dos cursos técnicos e tecnológicos e os interesses políticos, que perpassam a época. Dessa forma temos como problemática se de fato o projeto de expansão atende a necessidade da região motivando a sua permanência por muito mais tempo que o planejado pelo CPS. Os cursos técnicos têm passado por grandes transformações, forçando o profissional a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas tecnicista para a compreensão de uma formação multidisciplinar. Dentre as demandas que surgiram para essa transformação, a Industria 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a extensão da ETEC Fernando Prestes – Salas Descentralizadas EE João Clímaco de Camargo passa de um projeto pré-definido de quatro anos para um atendimento de uma demanda existente por mais de 14 anos na região da zona Norte de Sorocaba, buscando verificar qual suas expectativas junto à Indústria 4.0 e como ela se relaciona com os cursos técnicos. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada no Centro de Memória da Instituição e outros documentos do Centro Paula Souza selecionados no recorte desta pesquisa. O resultado da pesquisa remete ao conhecimento dos Projeto de Expansão do Centro Paula Souza – ETEC Fernando Prestes – Sala Descentralizada EE João Clímaco de Camargo, demostrando o descaso e a falta de estrutura enfrentada neste período de existência, mas com contínua demanda de alunos interessados. Identificamos também que como projeto de políticas públicas as Classes Descentralizadas são apresentadas como ferramentas para abastecer o mundo do trabalho, com interesses políticos e mercadológicos. E que na visão dos coordenadores e professores da ETEC entende este, como um programa de inclusão e valorização desse trabalhador, bem como a garantia de aulas para estes professores, que lutam pela continuidade do projeto, superando todos os desafios e buscando um conjunto de soluções junto à comunidade escolar, atendendo assim as expectativas e demandas específicas da região onde se encontra. Essa ação de expansão, faz com que aumente as vagas exponencialmente, mas por outro lado, acaba por denigrir o prestígio e qualidade das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, pois são necessários professores preparados e uma infraestrutura para assegurar a qualidade de ensino celebrado pelo CPS, fato que não ocorre. Concluímos também, que esses professores são muitas vezes os próprios responsáveis para sua capacitação e aprimoramento necessário para acompanhar as demandas desse mercado, como por exemplo, as necessidades das indústrias 4.0.This dissertation, linked to the research line Policies, Management and History of Education of the Postgraduate Program in Education at the University of Sorocaba, deals with historical and bibliographic research related to a public policy in the State of São Paulo, linked to the Expansion of technical training vacancies, a project of the Centro Paula Souza entitled Expansion Plan, which culminates in the creation of decentralized spaces. In order to study the period of creation of the decentralized spaces of the ETEC Fernando Prestes (2009 to 2019), it was necessary to know the entire institution that maintains them. In this way, a historical review has been made since the founding of the Escola Mixta in Sorocaba until the move from the decentralized spaces of the EE Joaquim Izidoro Marins (JIM) to the school where the decentralized school is located today, EE João Clímaco de Camargo Pires (JC), and thus learn about the changes in vocational education in Sorocaba , the inauguration of the Paula Souza Center, an institution that maintains ETECs and Fatecs in the state of São Paulo, understanding the period of expansion of technical and technological courses and also the political interests of the time. So we are faced with the problem of whether the expansion project actually meets the needs of the region and results in it staying much longer than CPS planned. Technical courses have undergone major changes, forcing professionals to face new requirements, ranging from purely technical action to understanding multidisciplinary training. Among the demands that emerged for this transformation, Industry 4.0 is one of the ones that has had the greatest impact and is trending. In this context, this research aims to verify how the expansion of ETEC Fernando Prestes – decentralized rooms EE João Clímaco de Camargo from a predefined four-year project leads to satisfying a demand that has existed in the region for more than 14 years. North of Sorocaba, we would like to find out what expectations you have of Industry 4.0 and how these affect technical degree programs. As for the methodological aspects, this research is qualitative in its approach and in terms of procedures it uses bibliographic research, first through a review of articles, theses and dissertations on the subject and, in a second moment, through the documentary analysis carried out in the Memory Center of the institution was conducted, and other documents from the Paula Souza Center selected as part of this research. The result of the investigation refers to the knowledge of the Paula Souza Center Expansion Project - ETEC Fernando Prestes - Decentralized Room EE João Clímaco de Camargo and shows the neglect and lack of structure faced during this period of its existence, but with a continuous demand from interested students. We also found that decentralized classes as a public political project are presented as instruments for supplying the world of work with political and market interests. And that, according to the ETEC coordinators and teachers, this is understood as a program of inclusion and appreciation for this employee, while guaranteeing the teaching of these teachers who fight for the continuity of the project, overcome all the challenges and look for a solution packages together with the school community, thereby meeting the specific expectations and requirements of the region in which it is located. This expansion measure causes the number of vacancies to increase exponentially, but on the other hand, it also ultimately damages the reputation and quality of São Paulo's state technical schools, since it requires prepared teachers and an infrastructure to provide the quality of teaching celebrated by the CPS to ensure does not occur. We also conclude that these teachers are often responsible for their training and the necessary improvements to keep up with the demands of this market, such as the requirements of Industry 4.0.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino técnico - São Paulo (Estado) - HistóriaEducação profissional - Políticas públicasEducação e EstadoInovações tecnológicasETEC Fernando Prestes: a formação da descentralizada EE Joaquim Izidoro MarinsDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação