Sanfelice, José LuísFurukawa, Marilda MarconiFurukawa, Marilda Marconi2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/211A presente dissertação de mestrado em educação busca mostrar a influência do PEC na vida profissional e pessoal das professoras da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Inicia trazendo considerações dos momentos históricos sobre formação docente e educação básica mais relevantes a partir de 1970. Após delinear o cenário nacional que dá ensejo à criação do PEC, que utiliza novas tecnologias, apoiado em mídias interativas, detalha a abrangência, objetivos e os ambientes de trabalho; apresenta, então, o PEC/PUC- SP de Sorocaba, contexto da pesquisa. Utilizando como metodologia a narrativa, mostra a trajetória dos dezoito meses de convivência da turma A, evidenciando os principais anseios, expectativas e outras colocações importantes das professoras- alunas, tendo como ponto de partida os módulos estudados e as atividades desenvolvidas. Da narrativa desenvolve ensaios de interpretação sobre as falas das professoras-alunas, das mudanças percebidas por elas próprias e a professora-tutora a partir dos conhecimentos adquiridos, das reflexões, das trocas no grupo. Encerra considerando que os cursos de formação docente devem conter a pesquisa, imprescindível para reflexões sobre a prática e formulação de teoria; serem colegiados, possibilitando que essas reflexões e formulações se dêem no grupo; permitam ao educador apropriar-se de toda forma de conhecimento e abrir- se para uma nova didática.This Master's Degree in Education dissertation aims at showing the influence of the PEC -Continued Education Program - in the professional and personal life of the Basic Education state teachers of the State of São Paulo. It starts by taking into account the historical moments on the most relevant teaching formation and basic education since 1970. After drawing the national scenario which triggers the creation of PEC, which uses new technology relying on interactive media, it details the scope, objectives and working environment; next it introduces the PEC/PUC- SP in Sorocaba, context of the research. Using the narrative as methodology, it shows the trajectory of the eighteen months of group A's acquaintanceship, evidencing the main yearnings, expectations and other important statements of the pupil teachers, of the changes not only they themselves but also the tutor noticed after acquired knowledge, reflections and interaction in the group. It finishes considering that the teachers' formation courses must contain the research mandatory for reflections on the practice and theoretical formulation; must be team work where such reflections and formulations may occur; must allow the teacher to grab hold of all knowledge and open up for new teaching methods.Professores - FormaçãoEducação permanenteEnsino basico - Formação de professoresPrograma de educação continuada: formação universitária da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo : estudo do pólo PUC-SP - Sorocaba : julho de 2001 a dezembro de 2002Dissertação