Reigota, MarcosMassari, MaurícioMassari, Maurício2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/668O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.The Postgraduate Program in Education of the University of Sorocaba exists since 1996. Since the beginning, several teachers with initial formation in Physical Education completed their credits and have become Masters in Education. In this context, the main question of this study is to reflect on the contributions of the Uniso Postgraduate Program in Education, more specifically the Masters program, for teachers graduated in Physical Education. Grounded in theoretical references of the Ecological Perspective of Education, Cultural Studies and authors such as Mary Jane Spink Paris, Paulo Freire and Nilda Alves (and the idea knowledge network), this thesis holds, besides elucidating the discussions made in the final dissertations, within the analysis, the references used and the conclusions, semistructured interviews with 13 Physical Education teachers with the profile that is consistent with the research objective. The statements of teachers were analyzed in 7 categories: "the contribution of the Masters degree", "The Masters and everyday practices", "social practices", "cultural practices", "scientific dimension to the Physical Education field" "Environmental Education" and "everyday in/from the Masters”. The Master's program in Education brought to the Physical Education teachers a greater theoretical support, a vision of contextual education, changes in the everyday social and cultural practices of a contextualized Physical Education and as the main reflection, understanding that Physical Education is Education.Professores - FormaçãoProfessores de educação físicaEnsino superiorA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação físicaTese