Sandano, WilsonBarros, Helenice deBarros, Helenice de2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1080A pesquisa analisa, historicamente, os fatos que deram origem à criação e trajetória da Fundação Dom Aguirre, com a intenção de identificar e descrever as contribuições e o legado da instituição na educação no município de Sorocaba e região. A pergunta norteadora da presente pesquisa é: qual o papel e as contribuições da Fundação Dom Aguirre na educação sorocabana? A hipótese da pesquisa estabelece que a Fundação Dom Aguirre contribui, tanto para a oferta, quanto para o desenvolvimento da educação no município de Sorocaba e região. O objetivo geral é identificar as principais contribuições da Fundação Dom Aguirre, e seus reflexos na educação sorocabana. Os objetivos específicos são: a) descrever os contextos: nacional, regional e local, nas décadas de 1950 a 2021 referente à educação; b) descrever os aspectos históricos da Fundação Dom Aguirre; c) identificar e descrever as contribuições da Fundação Dom Aguirre no município de Sorocaba e região. O caminho metodológico da pesquisa se constitui em uma abordagem descritiva da história da Fundação Dom Aguirre. Dessa forma, utilizamos como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mais importantes são encontrados por meio das contribuições que a Fundação Dom Aguirre forneceram e fornecem à cidade de Sorocaba, que são: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba; a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba – FACCAS; a Classe Experimental de Jardim de Infância “ Maria Montessori”; o Colégio Dom Aguirre; o Projeto “Nossa Creche”, a Universidade de Sorocaba; os Projetos de Extensão; a Universidade da Terceira Idade e a Cultura Escolar.The research analyzes, historically, the facts that gave rise to the creation and trajectory of Fundação Dom Aguirre, with the intention of identifying and describing the contributions and legacy of Fundação Dom Aguirre in education in the municipality of Sorocaba and region. The question that guided the research was: what is the role and contributions of Fundação Dom Aguirre in Sorocaba education? The research hypothesis establishes that Fundação Dom Aguirre contributed, both to the offer and to the development of education in the municipality of Sorocaba and region. The general objective of the research was to identify the main contributions of Fundação Dom Aguirre, and its effects on education in Sorocaba. The specific objectives are: a) to describe the contexts: national, regional and local, in the decades from 1950 to 2021 regarding education; b) describe the historical aspects of the Dom Aguirre Foundation; c) identify and describe the contributions of Fundação Dom Aguirre in the municipality of Sorocaba and region. The methodological path of the research was a descriptive approach to the history of Fundação Dom Aguirre, using bibliographic and documentary research as a technical procedure. The most important results are found through the contributions that Fundação Dom Aguirre provided and provide to the city of Sorocaba, which are: the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Sorocaba, Faculty of Accounting and Administrative Sciences of Sorocaba – FACCAS, Experimental Class of Kindergarten “Maria Montessori”, Colégio Dom Aguirre, Project “Nossa Creche”, University of Sorocaba, Extension Projects, University of the Third Age and School Culture.Educação - História - Sorocaba (SP)As contribuições da Fundação Dom Aguirre à educação no município de Sorocaba: de 1963 a 2021Dissertação