Pimenta, Maria Alzira de AlmeidaPaula, Aléxia Roche de OliveiraPaula, Aléxia Roche de Oliveira2024-09-112024-09-112023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1669https://doi.org/10.22482/dspace/263A abordagem Reggio Emilia para a educação infantil é reconhecida como respeitosa e adequada à natureza da criança, por contemplar o protagonismo infantil, a colaboração, a cooperação, aprendizagem baseada em projetos e a expressão por meio de diferentes linguagens. A pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, fez com que a escola adentrasse aos lares dos estudantes. Partindo da pergunta “Como foram desenvolvidas as práticas pedagógicas durante a pandemia?”, o presente estudo objetivou compreender como os professores desenvolveram suas práticas, em relação à interação e aos momentos formativos diante da nova configuração de ensino, gerada pelo isolamento obrigatório. A relevância desta pesquisa está em contemplar uma temática atual e necessária para compreender o processo de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. O delineamento da pesquisa envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e equipe gestora das escolas e análise documental. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A técnica de análise dos dados coletados selecionada foi a análise de conteúdo. Os resultados coletados apontaram para a utilização de atividades lúdicas que possibilitaram a exploração de diferentes materiais pelas crianças, além disso, o estudo mostra que houve um comprometimento na qualidade da interação durante a pandemia.The Reggio Emilia approach to early childhood education is recognized as respectful and appropriate to the nature of the child, as it contemplates child protagonism, collaboration, cooperation, project-based learning and expression through different languages. The COVID19 pandemic, which started in 2020, made the school enter the homes of the students. Based on the question "How were pedagogical practices developed during the pandemic?", this study aimed to understand how teachers developed their practices, regarding interaction and formative moments in face of the new teaching configuration, generated by the mandatory isolation. The relevance of this research is in contemplating a current and necessary theme to understand the teaching and learning process in the pandemic context. The research design involved a bibliographic survey and field study, with the application of semi-structured interviews with teachers and school management team, and documentary analysis. As for the objectives, it is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The technique used to analyze the collected data was content analysis. The results collected pointed to the use of playful activities that enabled the exploration of different materials by the children; furthermore, the study shows that there was a compromise in the quality of interaction during the pandemic.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAbordagem Reggio Emilia (Educação de crianças)Pandemia COVID 19, 2020- - Aspectos sociaisEducação de crianças - BrasilPrática de ensinoPráticas pedagógicas inspiradas na abordagem Reggio Emilia durante a pandemia da COVID-19 no BrasilDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação