Sanfelice, José LuísSousa, Léia de Cassia Langnor eSousa, Léia de Cassia Langnor e2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/394Esta pesquisa tem por objetivo levantar a história do Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade, anteriormente denominado Grupo Escolar de Faxina, seu papel na formação cultural - educacional da cidade e suas ligações com as questões políticas e socioeconômicas envolvidas em âmbito regional, de 1900 a 1918. Na época de sua fundação, início do período republicano, a instituição estudada foi erguida sob o auspício de um novo tempo para a educação brasileira, em que se achava que a República, como no início do período Imperial, deveria ter um “sistema nacional de educação”. Pensava-se que, por meio da educação, se alcançaria a modernização que impulsionaria o país ao progresso socioeconômico. A instituição escolar apresenta-nos, quando de sua fundação, um importante marco histórico – patrimonial e cultural para a população de Itapeva, localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, principal via de ligação comercial de São Paulo com o Sul, pois, observa-se nos registros da época, a preocupação dos munícipes com a instalação de uma instituição educacional. Este anseio se explica pelo fato de que a cidade surgiu das atividades primárias, do desbravamento pelos portugueses, da captura de índios no interior do país e tinha graves problemas de ordem social e econômica. Isso acaba por caracterizar a cidade e região, diferente das regiões cafeeiras do Estado de São Paulo, mais ricas e melhor atendidas pelo governo da província. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se definem num primeiro momento na revisão bibliográfica regional, nas atas de reuniões da Câmara Municipal e na imprensa local. Buscar-se-á tecer seus nexos por meio de fontes documentais - acervo da escola, orais, iconográficos, arquitetônica, articulando o diálogo com os dados obtidos e elaborando conceitos com base na narrativa histórica. Nota-se que a preocupação na construção da escola, além de obedecer à perspectiva republicana, na tentativa de modernizar a sociedade, deveu-se à força do poder político local.This research aims to raise the history of Coronel Acácio Piedade School Group, formerly known as School Group of Faxina, it‟s role in the cultural-educational formation of the city and its links with the socioeconomic and political issues involved in a regional ambit, from 1900 to 1918. At the time of its foundation, early Republican period, the institution studied was built under the auspices of a new era for education in Brazil, that it was thought the Republic, as early in the Imperial period, should have a "national system of education ". It was thought that, through education, the modernization would be achieved and that would boost the country's socioeconomic progress. The school gives us, when in its foundation, an important cultural heritage milestone for the people of Itapeva, located in the southwestern of São Paulo State, the main route of commercial link between São Paulo and the South of the country, because, it is notable in the records of the time, the concern of the citizens with the installation of an educational institution. This desire is explained by the fact that the city emerged from primary activities of exploration by the Portuguese, the capture of native indians within the country and had serious problems of social and economic order. Those events characterize the city and region, different from coffee regions of the state of São Paulo, the richest one and best provided by the government of the province. The methodological procedures of the research were defined in a first stage in the regional literature review, in the City Council‟s minutes of meetings and the local press. The attached information has its source from documents - collection of school, oral, iconographic, architecture, articulating a dialogue with the data and develops concepts on the basis of history narrative to the categories of analysis. It is noted that the concern in the construction of schools, in addition to obey the Republican perspective, in an attempt to modernize the local society, was due to the strength of local political power.Educação - História - Itapeva (SP)Escolas - História - Itapeva (SP)A educação pública de Itapeva - SP: da gênese ao Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade (séculos XIX e XX)Dissertação