Nogueira, Eliete JussaraCardia, Geronimo MiguelCardia, Geronimo Miguel2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/364Esta dissertação tem como tema os jogos e brincadeiras como atividades lúdicas voltadas para o movimento corporal das crianças na educação infantil. Tomando-se como referência a realidade da Educação Infantil municipal de uma cidade do interior de São Paulo, esta pesquisa pretendeu reunir dados obtidos num curso de formação, para analisar como as professoras utilizam os espaços físicos da escola para o movimento corporal por meio das atividades lúdicas, como são esses espaços e quais as principais atividades oferecidas, lembrando que esses estabelecimentos de ensino não contam com profissionais habilitados em educação física. Dessa forma, a questão principal foi verificar como elas avaliam seus espaços para a escolha das atividades para o movimento, frente às adversidades do espaço. Compreender o espaço da escola pela percepção das professoras e identificar algumas atividades realizadas na educação infantil podem mostrar a distância ou a aproximação entre a legislação que orienta o desenvolvimento do movimento corporal e a prática do cotidiano num espaço físico concreto destinado ao desenvolvimento motor das crianças. Os dados apontam que, na opinião das professoras, os espaços são limitados, têm mais de uma função, as atividades são planejadas sem apoio técnico, os materiais disponíveis na escola não são suficientes para o número de alunos, e de maneira geral, elas avaliam criticamente as potencialidades e limites envolvidos no trabalho com atividades para o movimento corporal.This study has as theme games as recreational activities for children body movement in the kindergarten. Taking as a reference the reality of a kindergarten school in a countryside city of São Paulo State, this research intended to gather the data taken from a teacher training course to analyze how the teachers use the school physical place for recreational activities, how these places are and what activities are offered by the teachers to develop the children body movement, having in mind that theses educational institutions do not have Physical Education teachers. So the aim of this work was to verify how the teachers analyze the physical place to choose the activities to develop movement due to the difficulties of the places. Understanding the school place through teachers’ perception and identifying some activities done in the kindergarten might show the distance or the approximation among the law which orients the body movement development and the teachers’ practice in a physical place for developing the movements in children. The data show, in teachers’ opinion, the physical place is limited, it has more than one function, the activities are planned without a specialized support, the school materials are not enough for all the students and, in general, the teachers critically evaluate the potentialities and limits involved in work with body movement activities.Educação de criançasAtividades lúdicasJogos educativosJogosJogos e brincadeiras na educação infantil: opinião de professorasDissertação