Drigo, Maria OgéciaMalagó, Graziella AndreiaMalagó, Graziella Andreia2024-09-172024-09-172023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1716https://doi.org/10.22482/dspace/287Esta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.This research, whose theme is the construction of meanings of the color black, is guided by the question: how does the construction of meanings of the color black process take place via visual representations in newspapers and advertising? Thus, the general objective is to contribute to the understanding of the process of construction of meanings of the color black, and the specific objectives are to explain the concept of mediatization; describe aspects of the process of social construction of the color black; to inventory the meanings engendered by the selected visual representations and the implications in identifying the path of the construction process of the cultural identity of black people. Therefore, the theoretical foundation involves concepts of mediatization, aspects of the process of social construction of the color black, while the strategies of analysis of visual representations, arising from Peircean semiotics, will be applied to a sample of interest, constituted with visual representations coming from the newspaper Folha de S.Paulo, from 2020, and advertising for the year of 2021, collected on the portals of ADS of the Word - Creative Advertising Community - and Clube de Criação (Creation Club). Among the results, we emphasize that for advertising pieces, the power of suggestion prevails, which can generate emotional effects, therefore, more fruitful to put in motion new ideas, beliefs, actions and habits in the course of time, or in future semiosis, related to the color black. This research is relevant because it deals with the process of construction of meanings around the color black with the media as protagonists, as well as for providing subsidies for producers/creators to become aware of the quality of the composition of their products/creations involving the color black.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCorCor nos anúnciosComunicação visualPublicidadeFolha de S. Paulo (Jornal)O processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitáriasTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação