Soares, Maria Lúcia de AmorimRomero, Patrícia Rosana SalvadorRomero, Patrícia Rosana Salvador2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/297Esta é uma produção acadêmica que apresenta o desassossego do mundo na atual Babel conceitual, denominada Pós-modernidade, no contraponto daqueles que insistem em considerar desmobilizadoras as perspectivas pós-modernas. Ao nos situarmos nesse lugar, não estamos desistindo de nossa identidade de educadores uma vez que o questionamento, a dúvida e a investigação parecem-me características fundamentais dessa identidade. Assim sendo, buscam novas referências que propiciem respostas adequadas ao problema da (in) disciplina escolar, fortemente colocado pela contemporaneidade: A reflexão em torno dessa questão, a partir do estudo da bibliografia existente sobre a pósmodernidade, em geral e a indisciplina escolar, em particular lançou-nos no centro do debate teórico metodológico contemporâneo nas Ciências Sociais que toma conta e se irradia pelos círculos acadêmicos. Freqüentemente sem encontrar a sua plena explicitação, bem como no debate teórico-metodológico no campo da educação sobre o fenômeno da indisciplina escolar enquanto sintoma social. Desta forma fazemos à discussão de concepções teóricas que hoje são veiculadas à exaustão e cuja aceitação à primeira vista, não beira a unanimidade. Nesse sentido, apresentamos inicialmente, os argumentos que sustentam a existência de um desassossego no mundo, a Pós-modernidade, com David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Em seguida analisamos, a partir das contribuições de Foucault sobre a sociedade disciplinar e de Deleuze sobre a sociedade de controle, determinados conceitos e categorias que confirmam a necessidade de um novo instrumental analítico para entendimento dos complexos fenômenos societáveis do presente. Para tanto, tornou-se indispensável à pesquisa empírica, com eleições da técnica conversas informais efetivadas na Escola Céu Azul, em Sorocaba/SP tendo como objetivo entrar em contato com a materialidade da indisciplina escolar, através de um conjunto de vozes – professores, pais, coordenadora pedagógica, inspetora de alunos e alunas do Ensino Médio. O caráter bifronte disciplina/indisciplina escolar aflora nas normas estabelecidas pelo conselho escolar com expressas proibições para os alunos viverem a escolas, e com um conjunto de fotografias produzidas pelos mesmos na escola em pauta. Com isso, esperamos estar dando uma modesta contribuição para a compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação no estabelecimento de práticas de disciplinamento e controle que hoje estão em curso na escola, enquanto inserida num contexto cultural de flexibilidade, mobilidade e transformação.This is an academic paper which presents the unquietness of the world inside the conceptual Babel, called Post-modernity, against those who insist on considering unsuitable the post-moderns perspectives. Placing ourselves in this position, we are not giving up from our educator´s identities since the question, the doubt and the investigation seem to me the main characteristic of this identity. In such case, they search for new references which provide proper answers for the school (in)discipline issue, strongly marked by the contemporaneity: the thoughtfulness about this matter from the existent bibliography study on post-modernity in general and, school indiscipline in particular lead us to the center of a contemporary methodological theoretical in Social Science which comprises and radiates itself through academic circles, frequently without encounter its full explicitness, as well as during the theoretical methodological debate on the education area about the school indiscipline phenomenon as a social symptom. This way we have conducted a discussion of theoretical concepts which are broadly discussed and which acceptation, at first it is not a unanimous consent. Therein, firstly we have presented the argumentation which supports the existence of an unquietness in the world, the PostModernity, with David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Afterwards we have analyzed such concepts and categories which sustain the need of a new analytical tool for the understanding of the complex phenomena which brings changes in the society at present from Foucalut´s contributions on discipliner society and from Deleuze on society of control. Consequently, it is indispensable the empiric research aimed to be in touch with the materiality school indiscipline through a set of opinions – teachers, parents, pedagogical coordinator, students inspector and high school students – a compiling of informal conversations taking place at School “Céu Azul” in Sorocaba – SP. The school discipline/indiscipline bifronted character emerges on the regulations established by the school council with clear prohibitions for the students stay at school and with a set of pictures produced by the students at the school referred. Therewith, we expect to be offering a modest contribution to the understanding of the contemporary world and the role of education concerning with the establishment of discipline and control practices so alive in school today at the same time being inside a cultural context of flexibility, mobility and transformation.Disciplina escolarEscolas - Problemas de disciplina - Sorocaba (SP)Escolas - Organização e administraçãoEducação e pós-modernidade: vozes de indisciplina escolar em uma escola da rede pública de Sorocaba/SPDissertação