Sanfelice, José LuísCorrêa, AnnaluciCorrêa, Annaluci2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/198O presente trabalho propõe-se a analisar a formação de professores. da educação básica, com destaque no Ensino Fundamental, tendo como base os fatos históricos, econômicos e sociais ocorridos a partir dos anos de 1930. Registra as medidas adotadas, sobretudo na década de 1990, destacando eventos importantes como a realização da Conferência Mundial de Educação para Todos, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a regulamentação do Plano Nacional de Educação. Avalia os desdobramentos que aconteceram a partir dos referidos eventos e a sua influência nos programas oficiais de formação. Menciona, finalmente, a condução que vem sendo feita pelo atual governo sobre o assunto, tendo em vista as decisões assumidas pelo governo anterior, destacando a necessidade de superar os modelos implantados.The present work propose itself to analyse the primary teachers formation with highlight in the primary teaching having as base the historical, economical and social facts ocurred from the years of 1930. It registers the ways adopted especially in the 1990's, pointing out important events as the World Teaching Conference for All, the Directives and Bases law's promulgation from National Education and the regulation of the National Plan of Education. It evaluates the implications that happened according to referred events and its influence in the formation officials programs. It mentions finally the conduction that has been done by the present government about the matter, having in mind the decisions assumed by the previous government, highlighting the need of models implanted.Professores - Formação - BrasilEnsino fundamental - Formação de professoresProfessores - Formação - Políticas públicasPolítica de formação de professores: Brasil - dos anos 30 ao início do século XXIDissertação