Drigo, Maria OgéciaDias, Luiz TenórioDias, Luiz Tenório2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/690Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção e de comunicação da sensorialidade vinculado ao design, com foco nos objetos do mobiliário criados pelos Irmãos Campana. O corpus da pesquisa é constituído por seis objetos do mobiliário criados por estes designers e por ambientes da internet, com notícias referentes às exposições nacionais e internacionais, divulgadas em jornais ou revistas, que envolvem explicações e críticas relativas ao processo de criação desses designers e imagens dos objetos; imagens de catálogos de exposições; imagens de ambientes das exposições; blogs, principalmente os que se dedicam ao design e à arquitetura, bem como o site oficial dos Irmãos Campana. Com o objetivo geral de compreender como se dá o processo de construção de uma rede propícia ao sensorial com objetos do design, seguem os específicos; identificar aspectos da sociedade da sensação; inventariar os possíveis interpretantes para os objetos selecionados, que corresponde a avaliar o potencial dos objetos (signos) de incitar os sentidos do usuário/intérprete; verificar como se engendram os processos de comunicação dos sentidos gerados com os ambientes construídos na internet e identificar a pertinência destes objetos no contexto da sociedade da sensação. São adotadas as seguintes estratégias metodológicas: análise, na perspectiva da semiótica peirceana das peças do mobiliário; descrições e observações sobre os ambientes da internet, bem como reflexões sobre design e sobre a sociedade da sensação. Entre os resultados, destacamos que os objetos analisados, além dos aspectos qualitativos, que suscitam inúmeras sensações, também exibem múltiplas referências, brincam com o industrializado e o artesanato, bem como se mostram propícios à reflexão sobre o papel da tecnologia e das suas implicações no design e na sociedade, problematizam a relação entre objetos utilitários e estéticos, portanto, são pertinentes à sociedade da sensação. Tratar da comunicação de objetos, incluindo a representação visual destes, pois via internet transformam-se em representações visuais, constitui a importância desta pesquisa.This research aims to study the process of construction and communication of sensory, linked to designing, focusing on furniture objects created by the Campana Brothers. The corpus of the research is composed of six furniture objects created both by these designers and within the internet universe, with visual representations of the objects, diffused through some articles published in newspapers and magazines, which report about national and international expositions, and also involve explanations and criticisms of these designers’ creating process; images of exposition catalogues; images of the exposition settings; blogs, chiefly the ones addressing designing and architecture as well as the official website of the Campana Brothers. The overall goal of the research is: to understand the process of constructing a network likely to disseminate sensory by means of design objects and to explain some historical aspects of designing; to identify aspects of the sensation society; to list the possible interpreters for the selected objects, which corresponds to assessing the inciting potentiality of the objects (signs) over the user/interpreter/senses; to verify how the communication processes of the senses – generated with the environments created in Internet – are engendered and to identify their pertinence within the context of the sensation society. Along with the specific objectives, some methodological strategies are adopted, namely: a semiotic analysis of the furniture objects, from the perspective of Peirce's semiotics; descriptions and remarks about the internet environments, as well as reflections on designing and the sensation society. Among the results, we highlight that the objects analyzed, in addition to qualitative aspects that rise countless sensations, also display multiple references, play with industrialized products and craftwork, as well as are likely to reflect on the role of technology and its implications for designing and society; they question the relation between utilitarian and aesthetic objects, making them relevant to the sensation society. Addressing object communication, including their visual representations – since in the Internet they are transformed into visual representations – constitutes the relevance of this research.ComunicaçãoDesignersSentidos e sensaçõesMobiliárioArte e tecnologiaConstrução e comunicação da sensorialidade: objetos do mobiliário criados pelos irmãos Campana em focoDissertação