Cammarano González, Jorge LuísRodrigues, MarceloRodrigues, Marcelo2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/338A temática apresentada por esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de trabalho de futuros professores de História do Ensino Médio, tendo por princípio orientador a diretriz apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996) e por outros documentos da legislação educacional brasileira – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é discutida a noção de trabalho apresentada por tais documentos e logo após, faz-se uma contextualização das reformas promovidas para a educação brasileira e as finalidades da proposta para o Ensino Médio de uma formação voltada para o trabalho. Em seguida apresenta-se a análise de entrevistas feitas com futuros professores de História com o intuito de compreender a concepção de trabalho dos mesmos. As entrevistas pautaram-se numa metodologia denominada Entrevista Reflexiva, bem como sua análise e categorização. As categorias para análise das concepções de trabalho foram formuladas a partir dos estudos relativos a essa temática realizados por Newton Duarte nas obras de Agnes Heller e Karl Marx. A conclusão das análises sugere a ligação da concepção de trabalho à noção de emprego e sobrevivência no mundo capitalista, em detrimento à concepção de trabalho como categoria histórica, voltada à emancipação do gênero humano. Pretende-se com este tema contribuir para a compreensão das relações que se fazem presentes na escola e no pensamento das pessoas quanto às propostas de formação para o trabalho.The set of themes presented in this theses is linked to the Knowledge and the Quotidian research area and aims to identify and discuss the work conception of future High School History teachers, being guided by the “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” (LDB – Law 9394/1996) (National Education Directions and Basis Law) and other Brazilian education legislation documents – mainly the Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (National High School Syllabus Directions) and the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (High School National Syllabus Standard), that presumes a High School focused on the preparation for the work. First the conception of work shown on these documents is discussed, then the Brazilian education reforms and their purposes for the High School focused on work are contextualized. Afterwards the analysis of the interviews done with future History teachers is displayed and its aim is to understand their work conception. The interviews were related to a methodology named Reflexive Interview, as well as its analysis and classification. The categories for the work conception analysis were based on studies related to this theme done by Newton Duarte, in the Agnes Heller’s and Karl Marx’s books. The conclusion of the analysis proposes a link between the conception of work, the job notion and survival in a capitalist world, in disadvantage to the conception of work as a historical category, focused on the emancipation of humankind. It’s intended with this theme to contribute to the comprehension of the relation existent at school and in people’s way of thinking about the proposals of preparation for the work.Ensino médio - BrasilEnsino médio - Reforma do ensino - BrasilEducação para o trabalhoTrabalho e educaçãoProfessores de história: educados e educadores para o trabalhoDissertação