Reigota, MarcosCatunda, MartaCatunda, Marta2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/728Existem inúmeros cotidianos da educação entre nós. Atemporais permeiam o processo da própria vida, com ela se fundem e confundem. A biografia de cada um ocorre entre encontros que desenham paisagens (ambiências), vivências, experiências, imagens, músicas e sonoridades. São acontecimentos que estão muitas vezes fora dos compêndios pedagógicos, das grades curriculares, dos programas, dos conteúdos, ementas, mas, nem por isso são menos ativos ou menos educativos em nossas vidas. Esta tese, fruto de mais e 20 anos de envolvimento com o tema da sensibilização sonora, revela a ambiência sonora, desenhada a partir das narrativas dos encontros que ocorreram durante o processo de pesquisa com: autores, alunos, colegas de curso, professores, cenas e observações, sons, músicas. São interlocuções, testemunhos, teorias, leituras, audições, vivências que, como o som, revelam seus fluxos na dinâmica do dia a dia da educação. Essas se somam às observações ocorridas das audições de pesquisa, registros sonoro de campo, e das práticas pedagógicas. A partir dessa paisagem sonora subjetiva, mas, sobretudo, sensível à ambiência sonora cotidiana, foram investigadas algumas possibilidades da educação ambiental, dentro da perspectiva ecologista. O caminho teórico e metodológico deste estudo encontrou no A B C, Frankfurtiano, de Marcos Reigota (2003), além do formato, o quadro teórico da pesquisa discutido no doutorado, um ponto de partida para movimentar o tema de uma ecologia do som na educação. Acompanha um roteiro de sonoridades, que saltam de cada letra e de canções que são fruto do mergulho criativo, durante o percurso do doutorado.Educational value may spring from the things of everyday. It can permeate the process of life itself, intertwined with it. The biography of each of us unfolds in a landscape of experience, image, music and sound, a landscape which may be unexamined by pedagogical textbooks, by a syllabus, or a program, but which is no less vital in its ability to teach us. This thesis is the fruit of twenty years of involvement with sound awareness. It reveals the ambience of sound, drawn from narratives of encounters with authors, fellow students, professors; encounters with scenes, with sound itself, and music. It comprises testimony, theory, readings, experiences which together weave a dynamic in our education everyday, just as sound itself. It also comprises observations from research, field recordings, and practical pedagogy. Leading on from this subjective sound-world, though still faithful to the ambient sounds of everyday, it explores a landscape embracing education through ecology and the environment. The theoretical and methodological basis for this thesis is grounded in work A,B,C Frankfurtiano, by Marcos Reigota (2003) Its aim is to further the journey towards a soundecology in education. The thesis provides a sound-map of the creation of this doctorate, and the tapestry of song that arose along that journey.Educação ambientalMeio ambienteMúsicaEcologiaSomPrática de ensinoA, B, C de encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambientalTese