Marques, WaldemarTomaz, DanieleTomaz, Daniele2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/773O título desta dissertação “Educação Superior e Sustentabilidade” encerra em si, duas de minhas inúmeras inquietações: o que é sustentabilidade, e como é abordada a sustentabilidade nos cursos de Educação Superior. Como base deste trabalho recorri ao recurso da pesquisa e análise bibliográfica e documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura na Graduação de três Instituições Educacionais de Educação Superior da cidade de Sorocaba, sendo uma delas de iniciativa privada, uma de iniciativa pública e uma comunitária, com intuito de ampliar a amostragem e retratar de forma mais contundente a realidade educacional vigente. Esta pesquisa indica que até o presente momento estão sendo empenhados esforços hercúleos da comunidade global principalmente através da Organização das Nações Unidas (ONU), para senão reverter o cenário de degradação do meio ambiente ao menos estabilizar os prejuízos já causados, de modo a dar início a um processo de recuperação que possibilitará às gerações futuras uma vida sustentável, que implica na forte presença da educação. Esta pesquisa indica a dificuldade, de reconhecer e dimensionar a real magnitude que uma educação para o desenvolvimento sustentável deva ter. Este trabalho analisa em que medida a Educação Superior foca nos Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura de três instituições educacionais de Sorocaba, (privada, pública e comunitária) o conceito de sustentabilidade e seus quatro principais pilares (Ambiental | Cultural | Econômico | Social), tendo em vista que cabe à educação como atividade formadora, empoderar o indivíduo para exercer plenamente sua cidadania e este indivíduo enquanto educador, tornar-se um multiplicador de conhecimentos, habilidades e atitudes positivas e propositivas, tendo consolidado em seu arcabouço de saberes os principais pilares da sustentabilidade.The title of this work "Higher Education and Sustainability" contains in itself, two of my many concerns: what is sustainability and how it is addressed sustainability in courses of higher education. As the basis of this work resorted to the use of research and bibliographical and documentary analysis of the Pedagogic Projects of degree courses in undergraduate three higher education educational institutions of the city of Sorocaba, one of them being a private initiative, a public initiative and a community, in order to enlarge the sample and portray more forcefully the current educational reality. This research indicates that so far are being committed herculean efforts of the global community mainly through the United Nations (UN), to only reverse the environmental degradation scenario at least stabilize the damage already caused, in order to start a recovery process that will enable future generations sustainable living, which implies the strong presence of education. This research indicates the difficulty to recognize and measure the real magnitude that education for sustainable development should have. This paper examines the extent to which higher education focuses on pedagogical projects degree courses of three educational institutions of Sorocaba (private, public and community) the concept of sustainability and its four main pillars (environmental | cultural | economic | social) given that it is up to education as a training activity, to empower the individual to fully exercise their citizenship and this person as an educator, become a multiplier of knowledge, skills and positive, propositional attitudes, and consolidated in their knowledge of framework the mainstays sustainability.Ensino superior - Finalidades e objetivosDesenvolvimento sustentávelEducação ambientalEducação superior e sustentabilidadeDissertação