Santos, Tarcyanie CajueiroCampos, Carolina Rocha deCampos, Carolina Rocha de2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/968Esta pesquisa, inserida na linha de mídias e práticas socioculturais, tem como tema as influenciadoras digitais atuantes nas redes sociais, que se tornam publicamente conhecidas a partir do momento em que expõem as suas rotinas no Youtube. Como recorte, escolhe-se trabalhar com os 10 vídeos com mais visualizações publicados no canal de Taciéle Alcoléa. O estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: De que maneira a exposição da vida privada colabora para Taciéle Alcoléa se tornar uma influenciadora digital? Assim, o objetivo geral é o de investigar o fenômeno midiático das youtubers brasileiras que atingem a fama por conta da exposição de seus cotidianos na rede social. Os objetivos específicos consistem em compreender o contexto da comunicação mediada pela internet; discutir a questão da modernidade e da privacidade na sociedade contemporânea; analisar qual é a representação de mulher sustentada por Taciéle; e refletir sobre a sociedade de consumo e a transformação da própria vida em um produto rentável. Para atingir tais objetivos, utiliza-se como método a análise da materialidade audiovisual para a observação e a interpretação dos vídeos escolhidos. Como referencial teórico, recorre-se à Raquel Recuero e Manuel Castells para tratar da prática comunicacional mediada por uma tela. Para buscar compreender as questões da modernidade e da privacidade na contemporaneidade, faz-se uso dos trabalhos de Anthony Giddens, Richard Sennet e John B. Thompson. Quanto à discussão sobre a mulher brasileira contemporânea, o suporte teórico é Carla C. Garcia, Gilles Lipovetsky e Lúcia Santaella. Finalmente, os autores Zygmunt Bauman, Christopher Lasch e Paula Sibilia contribuem na compreensão acerca da sociedade de consumo e da transformação da vida em um produto. Como resultado, pode-se observar a transformação do eu em mercadoria por meio do reforço de um padrão de representação de mulher de classe média alta. A relevância desse trabalho está em propiciar discussões sobre o que faz uma pessoa ser considerada influenciadora digital na contemporaneidade.This research has as its theme the digital influencers acting in social medias, who became known for exposing their routine on Youtube. As a work focus, was chosen to work with the ten most viewed videos, published on Taciéle Alcoléa's channel. The study was guided by the question: how does the exposure of private life contribute for Taciéle Alcoléa to have become a digital influencer? Its general objective is to investigate the media phenomenon of Brazilian women youtubers, who reached fame by exposing their daily lives on the social medias. The specific objectives are to understand the context of current communication mediated by the internet; to discuss the modernity and privacy issues in contemporary society; to reflect on the representation of women, supported by Taciéle and approach the consumer society, and the transformation of life itself into a profitable product. To achieve these goals, the audiovisual materiality analysis was used as a method for observation and interpretation of the chosen videos. As a theoretical reference, Raquel Recuero and Manuel Castells were used to broach the subject of communication mediated by a screen. In order to understand the modernity and privacy issues in contemporary times, the works of Anthony Giddens, Richard Sennet and John B. Thompson were used. Regarding the discussion about contemporary Brazilian women, the theoretical support was Carla C. Garcia, Gilles Lipovetsky and Lúcia Santaella. Finally, the authors, Zygmunt Bauman, Christopher Lasch and Paula Sibilia contribute to the understanding the consumer society and the life transformed into a product. As a result, it is possible to observe the transformation of the self into a product by reinforcing a pattern of representation of upper middle-class women. Its relevance is in the discussion about what makes a person a digital influencer in contemporary times.Comunicação eletrônica - Aspectos sociaisPersonalidades da InternetRedes sociais on-lineYoutube (Recurso eletrônico)Mídia social - InfluênciaComunicação e culturaUma vida em troca de likes: uma análise do canal do Youtube de Taciéle AlcoléaDissertação