Dias Sobrinho, JoséFernandes, FábioFernandes, Fábio2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/666Esta dissertação de mestrado buscou identificar os conflitos, avanços e contradições das avaliações educacionais aplicadas a Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para tanto, foi estipulado um recorte temporal que compreende o início da década de 1980 até 2014. Neste recorte temporal foi elaborada uma análise histórico-crítica da Educação Superior brasileira; e através do método dedutivo foram analisadas e comparadas as principais avaliações educacionais. Os dados utilizados foram provenientes de pesquisas telematizada e bibliográfica, bem como, fontes documentais. Os resultados apresentados evidenciam a existência de tensões sobre as Instituições de Ensino Superior provenientes de duas correntes ideológicas atuantes no país. Uma ligada à instrumentalização da Educação Superior, concebendo esta como pressuposto ao desenvolvimento econômico e outra associada ao conceito de educação humanitária e libertadora. Nesta dissertação, foram evidenciados os avanços metodológicos conquistados ao longo do tempo, a abrangência e relevância das políticas educacionais, a importância dos processos avaliativos para o desenvolvimento da rede de Instituições de Ensino Superior.This thesis master program aimed at identifying the conflicts, advances and contradictions of educational evaluation of the higher educational institutions in Brazil. For that, we established a time period range, initiating in the beginning of 1980 until 2014. In this time range, a historical analysis of the Brazilian Higher Educational was elaborated; and using a deductive method the main educational evaluations were compared and analyzed. The data used it is from internet content of scientific basis, bibliographic research, as well, documental sources. The results presented indicate the existence of tension over the institutions, which its origin came from two different ideological streams acting in Brazil. For of one them, the Higher Education is meant to form labor force, understanding it as basis of economic development, and the other one has its principals as liberal education and humanitarian formation. In this thesis master program, were highlighted the methodological advances achievements thought time, the scope and relevance of educational policies, the importance of evaluation process for the development of the higher educational institutions as a whole.Ensino superior - Avaliação - BrasilUniversidades e faculdades - Avaliação - BrasilAvaliação e regulação da educação superior no Brasil: trajetória de conflitos, avanços e contradiçõesDissertação