Pimenta, Maria Alzira de AlmeidaGonçalves, Maini BarreiraGonçalves, Maini Barreira2024-08-082024-08-082022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1592A presente pesquisa tem como objeto investigar os valores e as virtudes vivenciados por professores e estudantes de Cursos de Pedagogia em quatro IES localizadas no estado de São Paulo. A temática surgiu a partir de discussões realizadas no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Informação (GPESTI) e aborda o papel da Educação Superior na formação dos cidadãos, em uma sociedade cada vez mais plural. A questão de pesquisa foi: quais e como valores e virtudes foram vivenciados por estudantes, professores e coordenadores de cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo? Partiu-se da premissa de que a vivência em valores e virtudes no Ensino Superior por meio da educação em valores pode contribuir para a formação humana. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais e como valores e virtudes são vivenciados por estudantes, professores e coordenadores em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, procurouse realizar o levantamento e sistematização dos valores e virtudes; identificar e descrever os valores e virtudes vivenciados por estudantes, professores e coordenadores nas IES; e, elencar como a educação em valores e virtudes no Ensino Superior aparece nos documentos institucionais: Plano de Curso, Projeto Político-Pedagógico e Matriz Curricular das IES participantes. Os procedimentos de pesquisa compreenderam a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, estudo de campo e análise documental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário online, elaborado por meio da plataforma Google Forms®. Nas questões abertas, a análise dos dados foi feita, tendo por parâmetro o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e, nas fechadas, análise descritiva, utilizando o Microsoft Excel®. Os resultados obtidos apontaram a vivência dos valores e de virtudes no cotidiano das IES em momentos como: Aulas, Eventos e Componentes Curriculares Específico; e por meio de estratégias de aula como: Aula Expositiva, Discussão (debate) e Estudo de texto. A relevância da pesquisa está em articular conceitos e ideias sobre comunidade, educação em valores e formação humanista.This research has asits object the values and virtues experienced in Pedagogy Courses in four HEIs located in the state of São Paulo. The theme emerged from discussions carried out in the Research Group on Higher Education, Technology and Information (GPESTI) and addresses the role of higher education in the formation of citizens, in an increasingly pluralistic society. The research question was: which and how values and virtues were experienced by students, teachers and coordinators of Pedagogy courses in Higher Education Institutions in the State of São Paulo? It was based on the premise that experiencing values and virtues in Higher Education through education in values can contribute to human development. As a general objective, we sought to understand which and how values and virtues are experienced by students, teachers and coordinators in Pedagogy courses. As specific objectives, we sought to carry out a survey and systematization of values and virtues; identify and describe the values and virtues experienced by students, professors and coordinators at HEIs; and, list how education in values and virtues in Higher Education appears in the institutional documents: Course Plan, Pedagogical Political Project and Curricular Matrix of the participating HEIs. Research procedures comprised descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, through bibliographic review, field study and document analysis. As a data collection instrument, an online questionnaire was used, prepared through the Google Forms® platform. For open questions, data analysis was performed using Ginzburg's Evidence Paradigm (1989) and for closed questions, descriptive analysis was performed using Microsoft Excel®. The results obtained pointed to the experience of values and virtues in the daily life of HEIs in moments such as: Classes, Events and Specific Curriculum Components; and through didactic strategies such as: Lecture, Discussion (debate) and Text Study. The relevance of the research lies in articulating concepts and ideas about community, education in values and humanist formation.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino superiorEnsino superior – Finalidades e objetivosEnsino superior – FilosofiaValoresVirtudesValores e virtudes vivenciados por professores e estudantes de cursos de pedagogiaTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação