Nogueira, Eliete JussaraAguiar, Selma de Fatima Alves BatistaAguiar, Selma de Fatima Alves Batista2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1018A gestão democrática na escola foi o tema escolhido para esta dissertação, que teve como problema de pesquisa identificar o que os artigos científicos abordam sobre o tema gestão escolar. O objetivo desta dissertação foi analisar artigos científicos no período de dez anos, para compreender o que pesquisadores brasileiros investigaram sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental. O procedimento delineou-se como um estudo de revisão de literatura, com um levantamento de artigos científicos, utilizando como descritor: gestão escolar, no banco de dados Scielo/Brasil. Ao todo foram analisados 23 artigos brasileiros de 2010 a 2019. Utilizou-se uma leitura rastreadora para o primeiro agrupamento entre artigos teóricos e relatos de pesquisa, em seguida tabulações, considerando os objetivos, os procedimentos e as conclusões de cada artigo. Como resultado, as análises apontam que, no período de dez anos, foram realizadas mais pesquisas de campo, e do tipo documental, com o intuito de apresentar as singularidades das diferentes formas de gerir, na escola, as experiências e as análises de discursos. De modo geral, as pesquisas mostram que a escola ainda tem um longo percurso no processo de implementação de um ambiente democrático na gestão escolar.Democratic management at school was the theme chosen for this dissertation, which had as a reserch problem: what scientific articles address on topic of school management. The goal of this dissertation was to analyze scientific articles over a period of tem years ago, to understand what brasilian researchers have investigated on the subject. It is a qualitative research, with documentary analysis. The procedure was designed as a literature review study, with a survey of scientific article, using as descriptor: school management, in the Scielo/Brasil database. Altogether 23 brazilian articles, from 2010 to 2019, were analyzed. A tracking Reading was used for the first grouping between theoretical articles and research reports, then the tabulation was started cosnsidering the objectives, results and conclusions of each article. As a result, the analyzes indicate that in the ten-years period, more field and documentar research were carried out, with the aim of presenting the singularities of diferente ways of managing at school, experiences and discourse analysis. In general, research shows that the school still has a long way to go in the processo of implementing a democratic enviroment in school management.Escolas - Organização e administraçãoEducação - Finalidades e objetivosDemocratização da educaçãoGestão escolar democrática: uma análise de artigos científicos de 2010 a 2019Dissertação