Alpes, Matheus FrancoyRibeiro, CléciaRibeiro, CléciaLara, Larissa Gomes deLara, Larissa Gomes de2023-09-062023-09-062023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1198https://doi.org/10.22482/dspace/36Objetivos: O objetivo deste estudo será prover conhecimento sobre a atual percepção do professor universitário quanto sua qualidade de vida relacionada à voz, analisando a interferências das seguintes variáveis: gênero, número de alunos por sala, faixa etária e áreas de conhecimento de atuação. Métodos: Para tal, foi aplicado um questionário online composto por 14 questões, sendo que quatro foram referentes a informações relativas à gênero, faixa etária, área de conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e média de alunos em sala de aula (mais de 20 alunos-G1, ou menos de 20 alunos-G2) e as demais questões integravam as frases afirmativas do Protocolo de Qualidade de Vida em Voz” (QVV). Os dados foram analisados por meio de análise estatística descritiva e estatística indutiva pelo teste de Regressão Linear Múltipla. Resultados: Participaram do estudo 82 professores de uma universidade privada, todos assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Foram analisadas as médias do escore total do Domínio Global do QVV. A média do escore total do QVV para os participantes do estudo foi de 88,5, revelando uma média compatível com vozes classificadas como “boa”. Professores na faixa etária dos 41 aos 50 anos apresentaram pior qualidade de vida em voz. Professores da área de Biológicas apresentaram pior qualidade de vida em voz. Professores que ministram aulas para salas com mais de 20 alunos apresentaram pior qualidade de vida em voz. Conclusão: O estudo apontou que apenas a variável gênero apresentou influência significante na média do escore do QVV, indicando maior qualidade de vida em voz no gênero masculino.Objective: The objective of the study it's to provide information about the current life quality perception in voice of university professors, analyzing the interferences of the following variables: gender, number of students per class, age group and area of expertise. Methods: To this purpose, it was applied a online questionnaire composed for 14 question, four of which were related to information about gender, age group, area of expertise (Biology, Math/Science and Humanities) and student average number per class (greater than 20 students-G1, or lower than 20 students-G2) and the other questions were part of the affirmative sentences of the "Voice Related Quality of Life" (V-RQOL). The data were analyzed using descriptive statistics and inferential statistics by Multiple Linear Regression. Results: 82 professors of a private university participated, all of whom signed an informed consent form. The average total score of the Global Domain of the V-RQOL were analyzed. The average total score of the V-RQOL for participants was 88,5, reveling an average compatible with voices classified as "good". Professors in the age group between 41 to 50 years old, presented worse quality of life in voice. Professors in the Biology area of expertise presented worse life quality in voice. Professors that teach classes with more than 20 students presented worse life quality in voice. Conclusion: The study indicated that the variable gender was statistically significant influence in the average score of the V-RQOL, meaning there is greater quality of life in voice in the male gender.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCQualidade de vida em voz em professores universitáriosArtigo / TCC