Cammarano González, Jorge LuísGonçalves, Julio CesarGonçalves, Julio Cesar2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/329A presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa Instituição Escolar: políticas e práticas e tem como objeto de estudo o primeiro ginásio público de Sorocaba. Ele surgiu no fim da Primeira República, em um momento marcado por transições econômicas, políticas, sociais e por dois momentos de significação na história da educação escolar brasileira, o entusiasmo educacional e o otimismo pedagógico. Este trabalho, elaborado com base em consultas feitas principalmente em jornais, insere a criação da escola naquele contexto e tenta demonstrar que, na educação escolar, ao contrário do que ocorre social, política e economicamente, a cidade não parece refletir exatamente o que acontece em dimensão nacional.The dissertation is inscribed in the research line entitled “Scholar Institution: Policies and Practices” of the University of Sorocaba Master Program and has as an objective Sorocaba’s first public gym. It has appeared at the end of the First Republic, in a moment marked by economical, political and social transition and by two moments of signification in the history of the Brazilian scholar education, the educational enthusiasm and pedagogic optimism. This paper has been mainly based on local newspapers research and it introduces the creation of school in the context, trying to demonstrate that in scholar education, unlikely what happens socially, politically and economically, the city does not seem to reflect exactly what happens nationally.Educação - História - Sorocaba (SP)Escola pública - História - Sorocaba (SP)Educação e Estado - Sorocaba (SP) - HistóriaPoder local e educação na Primeira República: o primeiro ginásio público de SorocabaDissertação