Goergen, PedroMurat, Edna AlcantaraMurat, Edna Alcantara2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/378Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos causados pelas políticas formação continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) como proposta de trabalho no contexto escolar, por meio dos programas estabelecidos para os professores que trabalharam com o componente curricular de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, na Diretoria de Ensino de Sorocaba no período de 2002 a 2005. Num primeiro momento, são desenvolvidos os conceitos teóricos que dão embasamento às propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais no campo educacional. Em seguida, serão elucidadas questões terminológicas relativas ao campo da formação continuada à luz do olhar crítico, baseado nos referenciais bibliográficos e experiências vivenciadas pelos educadores responsáveis pela implementação dos programas aqui estudados. O estudo é composto por pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevistas de cinco professores de Educação Física participantes do processo de implementação das políticas educacionais desenvolvidas no período citado. Além disso, é feito o exame de documentos legais utilizados pela SEE/SP. Na seqüência, é feita análise das respostas dadas pelos professores. Conclui-se que a política educacional de formação continuada não se coaduna com a realidade vivida pelos professores da área e que se faz necessária uma reavaliação permanente das políticas públicas do setor.This study aims to examine the effects of policies on continuing education of the Secretaria de Educação do Estado de São Paulo f Sao Paulo (ESS / SP), as a proposal in order to work with teachers, through established programs of the curricular component of Physical Education in the initial series of primary education, in Board of Education of Sorocaba from 2002 to 2005. Initially, the theoretical concepts framework is employed in order to give support the proposals for public policies developed by governmental agencies of education within school. Investigation explains terminological issues relating to the field of continuing education in the light of the critical look at the experiences not only as a teacher but also as Pedagogical Technical Assistant in ESS / SP. The methodological orientation chosen was qualitative research. For this study five teachers who were participants of the process of implementation of educational policies developed during three years were interviewed. Legal documents used by ESS / SP were also examined. The data collected which involves five teachers were analyzed. Research shows that the educational policy of continuing education is inconsistent with the reality experienced by teachers in the area. It confirms that an ongoing evaluation of the public policies in the education is essential.Professores - Formação - Sorocaba (SP)Educação física - Estudo e ensinoEducação permanenteA formação continuada de professores de educação física na Diretoria de Ensino de Sorocaba: um estudo de casoDissertação