Nista-Piccolo, Vilma LeníEspindola, Rafael JoséEspindola, Rafael José2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/838Este estudo tem como foco temático a formação docente em Educação Física, analisada na perspectiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi analisar as contribuições desse Programa na formação dos alunos egressos dos cursos de Educação Física que participaram do PIBID. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo, com consulta aos documentos que regem o funcionamento do PIBID, bem como a análise dos subprojetos existentes nas três IES públicas do estado de São Paulo, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos alunos egressos do Programa e aos atuais professores coordenadores dessas IES. Apoiando-se numa Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os dados foram interpretados, iniciando-se com a descrição das entrevistas, a redução em Unidades de Registro, agrupadas posteriormente em Unidades de Contexto, as quais geraram duas grandes Categorias pontuadas como: as contribuições do PIBID na formação dos alunos egressos e as contribuições do PIBID para as IES formadoras. Ao analisar essas Unidades foi possível perceber que as ações do Programa proporcionaram maior aproximação entre os espaços da Universidade e da Escola de Ensino Fundamental, assim como auxiliaram a construção da identidade profissional dos formandos. O estudo também serviu para reflexões sobre as questões que envolvem o estágio supervisionado e as problemáticas presentes no cotidiano escolar. Para as IES foi possível perceber que o PIBID contribui para que os cursos de Licenciatura obtenham maior visibilidade dentro das IES e de estabelecer um diálogo com as escolas públicas. Nessas duas categorias também apareceram alguns aspectos negativos do Programa, relacionados à seletividade do mesmo, à burocratização exigida para as ações nas IES, entre outros. Entretanto, as revelações da pesquisa possibilitaram considerar o PIBID como um instrumento que potencializa a formação docente nos cursos de Educação Física. Segundo informações da Capes o PIBID será extinto para dar lugar ao Programa de Residência Pedagógica, trazendo modificações na dinâmica adotada até então. Assim, enfatiza-se a importância de novos estudos que possam analisar as condições presentes nessa estratégia de inserção do licenciando no futuro ambiente de trabalho.This paper focuses on Physical Education teaching education, analyzed through the Teaching Initiation Scholarship Institutional Program (PIBID). The main objective was to analyze the contributions of PIBID in the training of Physical Education alumni who took part in said program. This qualifies as qualitative research in a descriptive study, consulting PIBID rules and regulations, in which semi structured interviews were made to those alumni and current professors and coordinators of said Institutions. Based on Content Analysis by Bardin (2011), data were interpreted by describing the interviews, reducing to Register Units, gathered in Context Units – which generated two large categories: PIBID’s contributions in alumni education and PIBID’s contributions to the Institutions. It was possible to realize, through Unit analysis, that the Program’s actions helped Universities and Elementary schools to get closer, as well as to build professional identity in the alumni. The study has also encouraged reflections on questions that involve teacher internship and issues presented on a school environment. To the Universities it was possible to understand that PIBID has helped teaching courses to have better visibility inside the institutions, thus stablishing a connection with public schools. In both categories there are also negative aspects regarding the program, related to the selectiveness and bureaucratization demanded by the institution, among others. However, research findings made it possible to consider PIBID as an instrument which enhances teaching education in Physical Education courses. According to Capes data PIBID will be extinct in order to be replaced by Pedagogical Residence Program, bringing changes in the current dynamic. Therefore, the importance of new studies to analyze present conditions in the insertion of teaching students is highlighted.Professores - FormaçãoProfessores de educação física - FormaçãoPrática de ensinoContribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação em educação físicaDissertação