Vendramini Zanella, Daniela AparecidaSilva, Diana Vieira daSilva, Diana Vieira da2023-09-122023-09-122023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1216https://doi.org/10.22482/dspace/52A literatura como modo de pensar o indivíduo, seja dentro ou fora da narrativa, é um dos caminhos pelo qual este trabalho busca amparar-se. Deseja-se, portanto, compreender o papel das obras de ficção na identificação do leitor com base nos elementos textuais e diegéticos que as compõem. Fundamenta-se, para tanto, na filosofia de Gilles Deleuze e de seu conceito sobre a linha de fuga como instrumento na observação desse processo. Esta pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica de abordagem qualitativa com tipo de delineamento “revisão de literatura” e está fundamentada teórico-metodologicamente em uma perspectiva dialógica (BRAIT, 2006) para analisar os elementos discursivos e subjetivos da narrativa de ficção. Pretende-se, como efeito deste projeto, delinear quais e como os recursos narrativos figuram-se na identificação do leitor e, assim, entender como o objeto textual concede ao homem o entendimento e a construção de seus saberes.Literature as a way of thinking about the individual, whether inside or outside the narrative, is one of the ways in which this work seeks to support itself. Therefore, it is desired to understand the role of works of fiction in the identification of the reader based on the textual and diegetic elements that compose them. Based on the philosophy of Gilles Deleuze and his concept of the line of flight as an instrument for observing this process. This research is based on a bibliographic review of a qualitative approach with a “literature review” type of design and is theoretically and methodologically grounded in a dialogic perspective (BRAIT, 2006) to analyze the discursive and subjective elements of fiction narrative. As an effect of this project, it is intended to delineate which and how the narrative resources appear in the reader's identification and, thus, to understand how the textual object grants man the understanding and construction of his knowledge.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLetras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA linha de fuga e a identificação do leitor em narrativas ficcionaisMonografia / TCC