Cammarano González, Jorge LuísLechugo, Carla PinedaLechugo, Carla Pineda2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/316Esta dissertação vincula-se a linha de pesquisa “Cotidiano e Conhecimento Escolar” e tem como finalidade problematizar o processo formativo do Administrador de Empresas, com base na seguinte indagação: os componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II desenvolvidos numa Instituição de Ensino Superior paulista, contribuem para a formação do Administrador na perspectiva de humanização do processo de organização do trabalho? A busca de possível resposta ao problema proposto demandou: (a) o entendimento das práticas sociais que no âmbito do processo de organização do trabalho produzem a desumanização dos trabalhadores; (b) exame dos componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II tentando discernir suas contribuições para o entendimento do processo de organização do trabalho na sociedade em curso; (c) entrevista com o docente responsável pelos referidos componentes curriculares com o objetivo de problematizar sua compreensão sobre a contribuição desses componentes para o processo formativo do aluno do Curso de Administração e (d) análise de relatórios de pesquisa em empresas para observar as tendências relativas aos processos de organização do trabalho.This dissertation is linked to the course of research: School Routine and Knowledge and whose objective is to question the graduation process of the Business Administrator based on the following question: does the component General Theory of Administration developed in an Institution of Higher Education in São Paulo contribute to the Administrator's background in the humanizing prospect of work organization process? The search for feasible answers required: (a) bibliographic research relevant to the patterns proposed by General Theory of Administration in the course of its history linked to the processes originated in the changes of work organization in a capitalist society; (b) consideration of the curricular component General Theory of Administration trying to perceive its contribution to the understanding of the organizing work process in the current society; (c) interview with the professor responsible for the above-mentioned curricular component viewing to question its comprehension of the contribution of this component to the graduation process of the student majoring in Business Administration, and (d) research reports analysis in corporations to observe the disposition comparative to the organizing work process.Curso de administração de empresasAdministração - Estudo e ensino (Superior)Administração de empresas - Formação profissionalOrganização do trabalhoO ensino de teoria geral da administração para a compreensão da formação do administrador e do processo de organização do trabalhoDissertação