Silva, Paulo Celso daBuriel Junior, LuizBuriel Junior, Luiz2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/883Este trabalho trata da comunicação organizacional como um processo regulatório em que se compreende a responsabilidade com os elementos influenciadores dentro de um esquema corporativo. A criação de sistemas financeiros que ampliam as formas de como o capital é movimentado, bem como de obtenção de lucro, faz com que práticas que exijam transparência e padrão sejam adotadas, em primeiro lugar por grandes empresas e, consequentemente, por todas as outras que estão abaixo destas em termos estruturais. Objetiva-se, nesta pesquisa, compreender o modo como uma Governança corporativa pode tornar claras as relações entre todos os que estão afetados por corporações. Para tanto, empreende-se uma análise do cenário macroeconômico à luz dos dados obtidos junto aos órgãos governamentais e outros agentes da sociedade civil, responsáveis pela difusão de informações e controle do mercado de capitais. Em uma perspectiva teórica, foi feita uma revisão bibliográfica de temas relativos à comunicação organizacional, mercado de capitais e Governança Corporativa, na busca de convergências quanto à necessidade de uma Governança que torne claras as relações entre todos os que são afetados por corporações. Conclui-se que o alinhamento comunicacional, uma das partes da Governança Corporativa, apesar de não ser aplicado no cenário nacional, com a proficiência que lhe é exigida, mostra que existe potencial para se tornar um dos elementos fundamentais na estruturação de corporações. Este trabalho torna-se relevante, à medida que aponta a necessidade de adoção de práticas de gestão transparentes, em relação ao mercado, aos investidores e à sociedade.This paper analyses Organisational Communication as a regulatory process in which the responsibility towards essential stakeholders within a corporate scheme is understood. The formation of financial systems that broaden the ways capital is used, as well as how profit occurs, creates practices that demand transparency e standards, first by big corporations and, subsequently, all other stances below them in a structural scheme. We seek, in this research, to understand how Corporate Governance is able to improve the relationship between all elements that are affected by corporations. For such, we analyse the macroeconomic landscape based on data obtained with governmental organisations as well as other agents in civil society which are responsible to echo such informations as well as how market is controlled. In a theoretic perspective, a thorough bibliographic analysis has been performed in subjects related to Organisational Communication, capital market and Corporate Governance, seeking to reckon whether the need of such Governance can make such relations clear among all stakeholders. We come to the conclusion that communicational alignment, one important part of Corporate Governance, albeit not being used in Brazilian market as a general rule as it should be, it still shows a lot of potential to become a paramount element in the structure of companies no matter how complex. This research becomes relevant as it points out the necessity of such practices for transparent management, relationship with investors and the society as a whole.Comunicação nas organizaçõesGovernança corporativaComportamento organizacionalCultura organizacionalA governança corporativa como elemento da formação da cultura organizacional e seus impactos na transformação da sociedade: uma visão éticaDissertação