Silva, Paulo Celso daMieto, MeireclerMieto, Meirecler2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/388Esta pesquisa é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar a Análise de Conteúdo de textos publicados no jornal “O Estado de S. Paulo”, no ano de 2007; abordando os aspectos comerciais e o processo de integração do Mercosul; com intuito de entender como o jornal demonstra, aos seus leitores, os acontecimentos que se desenrolam dentro do bloco econômico, bem como, a sua ideologia contida na apresentação dos fatos; a freqüência dos assuntos que motivaram a veiculação jornalística; os interesses dos países membros; e, a sua contribuição para a consolidação do bloco como um ator importante no desenvolvimento das economias, que os países membros representam na geopolítica econômica. Os meios jornalísticos têm a função de institucionalizar e levar ao público notícias as quais julguem relevantes e que sejam construídas como forma de levar informação clara e objetiva, excluindo sua característica persuasiva; no entanto, a cultura e a ideologia estão caracterizadas no texto, repercutindo nas diferentes formas de interpretações individuais, motivo pelo qual, foram objetos de estudo deste trabalho. A pesquisa também se prendeu na leitura e interpretação da formação do Mercosul e nas características culturais e ideológicas, como fatores influenciadores dos governantes dos países membros, em suas tomadas de decisões que envolvam o comprometimento do bloco, bem como, nas produções dos textos jornalísticos, dentro da característica da empresa e de seus colaboradores e/ou correspondentes. Foi constatado que o jornal, na maioria das vezes, não deixa claro, ao leitor, a posição atual do bloco, o comprometimento dos países membros com a sua consolidação; e aponta, com certa frequência, a fragilidade de sua integração.This research is fruit of a work developed in the master‟s degree program in Communication and Culture of Universidade de Sorocaba – UNISO, aiming at researching, with the Content Analysis for a tool, texts published in the “O Estado de S. Paulo” newspaper in 2007; approaching the commercial aspects and the integration process of Mercosul (Southern Common Market); understanding the way the newspaper presents, to its readers, the events that take place in the economic bloc, as well as the ideology within the presentation of the facts; the frequency of the subjects that motivate the journalistic work; the interests of the member countries; and its contribution for the consolidation of the bloc as an important player in the development of the economies, represented by the member countries in the economical geopolitics. The press has the function to institutionalize and take to the public the news pieces it judges relevant and composed in such a way as to bring clear and objective information, leaving aside its persuasive characteristic; nevertheless, culture and ideology are characterized in the text, having a repercussion in the different forms of individual interpretations, being that the object of this study. The research has also focused on reading and interpreting the formation of Mercosul and on the cultural and ideological characteristics, as influencing factors for the governs of the member countries in the decisions that involve the jeopardy of the bloc, as well as in the production of newspaper articles, within the characteristics of the company and its employees and/or correspondents. It has been verified that the paper, most of the times, does not make clear, to the reader, the current position of the bloc, the commitment of the member countries with its consolidation; and it points out, with a certain frequency, the frailty of its integration.Comunicação de massa - Aspectos políticosIdeologiaJornalismo comercialO jornal "O Estado de S. Paulo", no processo de integração do MercosulDissertação