Goergen, PedroBracciali Filho, PedroBracciali Filho, Pedro2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/900O objetivo desta pesquisa é discutir a questão da qualificação na formação acadêmica. Neste contexto, examina-se o papel da instituição de ensino superior por seus desafios essenciais, formação e qualificação técnica. O procedimento metodológico adotado, com a expectativa de contribuir para maior compreensão da questão, caracteriza-se por um estudo qualitativo exploratório, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica privilegiando a obra de Hans-Georg Gadamer. Considerando a abrangência que envolve a questão da formação, estabelece-se um recorte delimitando a pesquisa ao escopo das questões que cercam a filosofia prática de Gadamer. Dessa forma, em um sentido amplo, constata-se que a prática preconizada por Gadamer se opõe à construção de conhecimentos para o domínio da ciência e tecnologia, se esse domínio tem como prioridade o interesse das empresas em detrimento das possibilidades que possam favorecer ao homem e sua práxis. Como resultado deste estudo, conclui-se que a aquisição de conhecimentos na formação acadêmica embora voltada para a aplicação na ciência, é inseparável de uma formação de responsabilidade social.The aim of this research is to discuss the issue of qualification in academic training. In this context, the role of the higher education institution is examined for its essential challenges: training and technical qualification. The methodological procedure adopted, in the hope of contributing to a better understanding of the subject, is qualitative, focusing on the work of Hans-Georg Gadamer. Considering the extent implied by the issue of training, the research is limited to the scope of the questions surrounding Gadamer's practical philosophy. Thus, in a broad sense, the practice advocated by Gadamer opposes the construction of knowledge for the supremacy of science and technology, if this supremacy has as a priority the interest of companies to the detriment of man and his praxis. As a result of this study it is concluded that, the acquisition of knowledge in academic formation, while focused on the application in science, is inseparable from a formation of social responsibility.Ensino superior - Finalidades e objetivosEnsino superior - FilosofiaQualificações profissionaisEducação superior entre formação e qualificação: uma leitura a partir da filosofia prática de Hans-Georg GadamerDissertação