Dias Sobrinho, JoséCamargo, Elenita Ferreira MeiraCamargo, Elenita Ferreira Meira2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/504O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de democratização do acesso à Educação Superior Brasileira. Em especial, foi realizado aqui um estudo de caso, o da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação (MEC). Através de investigação empírica e bibliográfica, este trabalho apresenta um histórico da evolução da educação superior desde o caso dos excedentes, da década de 60 até o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). A expansão da educação superior é representada por números em tabelas e em gráficos. Frente a esta expansão são descritos os diversos programas que buscam formas de atender à demanda da Educação Superior. Entre estes programas enfatizou-se o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, mostrando que ele busca levar a universidade pública a todos. Neste contexto de expansão e reestruturação é apresentado o Campus Sorocaba, cuja implantação veio preencher uma lacuna na educação superior em Sorocaba e região, que por longos anos só contava com instituições privadas, em sua maioria, particulares e algumas comunitárias. Neste novo contexto, através de uma análise dos dados dos candidatos ao vestibular de 2009 da UFSCar – Campus Sorocaba, procurou-se identificar se as oportunidades atingiram ou estão atingindo progressivamente os estudantes de Sorocaba e região; se estes estudantes estão tomando ciência desta nova oportunidade de poder usufruir de uma universidade pública reconhecidamente de qualidade. Os resultados deste estudo demonstram avanços na democratização, mas também demonstram que há muito a ser feito e que merece novos acompanhamentos e novos estudos.The present study introduces a reflection about the democratization process of the access to Brazilian Higher Education. In special it was carried out here a case study, from the Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, that was implanted in the context of an expansion policy formulated by the Ministério da Educação (MEC). Through empirical and bibliographic investigation, this study presents an evolution of the Higher Education historical since the case of the people excess, from the 60’s to the Luiz Inácio Lula da Silva government (2003 – 2010). The expansion of the Higher Education is represented by numbers in charts and graphics. In front to this expansion are described the several programs that look for ways to meet the Higher Education demand. Between these programs, it was emphasized the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, the REUNI, showing that it seeks to offer the public university to everybody. In this context of expansion and restructuring that is presented the Campus Sorocaba, which implantation had filled a gap in the Higher Education of Sorocaba and region, which through long years only counted on private institutions, in its majority, particular and some communities. In this new context, through a candidate data analysis in the 2009 vestibular from UFSCar – Campus Sorocaba, it searched to identify if the opportunities reached or are progressively reaching the students from Sorocaba and region; if these students are being notified of this new opportunity of being allowed to utilize a public university recognized in a high level of quality. The results of this study demonstrate advances in the democratization, but they also demonstrate that there is much work to be done, which deserve new accompaniments and new studies.Ensino superior - BrasilDemocratização da educação - BrasilUniversidades e faculdades públicas - BrasilEnsino superior e Estado - BrasilEducação - TesesDemocratizando o acesso à educação superior: o caso da UFSCAR - Campus SorocabaDissertação