Sanfelice, José LuísDutra Júnior, JoemirDutra Júnior, Joemir2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/206Esta dissertação, ao pesquisar alguns aspectos do ensino universitário brasileiro, observa a desproporção existente entre o número de universidades públicas e o de universidades privadas, que somam uma quantidade bem maior. A UNISO, como uma universidade privada, reflete, em seu contexto micro- histórico, parte do desenvolvimento que estas universidades tiveram dentro das últimas décadas da evolução histórica brasileira. O curso de História da UNISO, por sua vez, não esteve imune à evolução das características que marcaram as mudanças no ensino superior brasileiro no mesmo período. No desenvolvimento da pesquisa revelam-se mecanismos que apontam para a expansão da rede privada com recursos públicos, subsídios e isenções fiscais. O Ensino Superior Brasileiro, historicamente elitizado, acaba também sendo uma forma de concentração de capital.Researching about some aspects of the Brazilian academic teaching, this dissertation observed the disproportion that exists between the public and private Universities number, where private universities have grown very fast in number. UNISO being a private University reproduces in its micro-historic context a part of the development that these U niversities have had within the last decades of the Brazilian historic evolution. UNISO History Course has not also been immune to the evolution of the characteristics that determined the changes in Brazilian Superior teaching at the same period. When developing the research, some mechanisms have indicated the growing of the private teaching using public money, subsidies and fiscal taxes exemption. The Brazilian superior teaching, historically aimed to the elite, also ends up being a way of capital concentration.Ensino superior - História - Sorocaba (SP)Curso de história - Universidade de Sorocaba - História - Sorocaba (SP)A Universidade de Sorocaba e uma história do seu curso de História: 1955-1994Dissertação