Britto, Luiz Percival LemeCalocini, Maria Heloísa ZamunérCalocini, Maria Heloísa Zamunér2023-05-092023-05-092003https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/484A proposta deste trabalho é a investigação de escritas do cotidiano de uma menina, Taís; em que espontaneamente escreveu durante sete anos ininterruptos em agendas. São escritas em que ela relatou os acontecimentos do dia-a-dia. Registrou, sobretudo fatos ligados à família, à escola, à vida social dela como um todo. Essa tarefa de escritora de agendas, a menina fez durante a sua pré- adolescência e adolescência. Busco verificar com este estudo as marcas fundamentais dessas escritas: analiso os temas, assim como a progressão desses no decorrer dos anos da adolescente; investigo a postura do eu lírico da narradora; questiono a presença e ou ausência de outros interlocutores no processo desses textos; alinhavo as contribuições das marcas de personalidade e características específicas da adolescência nessas escritas; e aponto as marcas no estilo e na linguagem, quanto à escolha do gênero, expressando-se com tanta espontaneidade. Esta análise traz as principais relações estabelecidas entre as escritas do cotidiano de Taís, atualmente com vinte e três anos, e a sua vida - processo histórico/social. Pontuo as interferências da escola, com suas metodologias, professores, orientação de leituras no seu processo de ensino-aprendizagem. Porque, com um olhar de senso comum, esses textos constituem-se marcados pelas características da fala ou da oralidade, e, por outro lado, tanto os textos da protagonista nesses relatos, como a de alguns poucos interlocutores escolhidos por ela, quando deixam recados nas suas agendas, apontam para esquemas específicos de escrita e não da fala. As agendas de Tais: escritas da vida, marcadas por várias interferências, principalmente da escola.This work proposal is about the investigation of a girl daily writing named Tais. She spontaneously wrote during seven years on "agendas*. Her writing contained facts about her family, school, friends and her social life. This work was done on her teenage years. I try, through this study, to analyze the theme as well as its progression during all her teenage years. I investigate her lyric soul as a narrator, looking for other characters presence or absence in her writing process. | select the teenage personality works, its specific characteristics and contributions on this writing. I point out the marks on language, style and gender, when she expresses herself so easily. This analysis brings the main relationship between her daily writing as teenager nowadays she is 23, and her present life - social/historical process. I point out school interferences with all its methodology, teachers, and reading orientations on her learning achievement. That is because through a common sense looking, these texts are rich. in characteristic teenager talking and on the other hand, when the protagonist and few other friends chosen by her, left messages on her diaries, they point out to a specific scheme just on writing and not on talking. Tais' "agendas*: writing about her life that was marked by a lot of interference, mainly by school.EscritaLinguagem escritaAgendas de Taís: escritas da vidaDissertação