Soares, Maria Lúcia de AmorimRossoni, Claudia Regina RechRossoni, Claudia Regina Rech2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/480Esta dissertação pensa qualitativamente a sociedade de consumo no cotidiano escolar. Está preocupada em identificar nos alunos, que frequentam o Ensino Fundamental II, os indícios da cultura de consumo enquanto presentes na indumentária e objetos escolares, ou não, portados pelos alunos na escola. Assim, quer entender como os alunos se relacionam com esses produtos e com as marcas do mundo do consumo contemporâneo, trazidos do mundo exterior para o ambiente escolar. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Benjamin Barber e Don Slater enquanto filósofos e sociólogos pensadores da sociedade de consumo; Jurandir Costa Freire, Maria Rita Kehl, Afrânio Mendes Cattani e Renato de Souza Porto Gilioli para entender a conceituação de juventude e sua especificidade na análise proposta; Silvio Gallo, Maria Lúcia de Amorim Soares e Leandro Petarnella no desvendamento da presença nas relações pedagógicas das relações entre consumo e mundo contemporâneo. Os procedimentos adotados envolvem a análise de trabalhos da artista americana Bárbara Kruger, do francês Zevs, dos ingleses Banksy e David Haines e dos artistas presentes na exposição realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – no Ibirapuera, em agosto de 2010; bem como os desenhos produzidos pelos alunos das 7ª.s e 8ª.s séries, na disciplina Arte, da Escola Municipal Isaura Kruger, em Alumínio/SP, a partir da proposta “Desenhe estudantes contemporâneos”. O resultado da pesquisa revela a presença das marcas, dos logotipos, do estilo de roupa, de cabelo, ideal de beleza, aparelhos como celulares, e outros, como forma de identificação e destaque dos escolares no ambiente escolar. Permite concluir, pelo menos preliminarmente, que os produtos ostentados têm, para o jovem, mais importância que os conteúdos ministrados nas várias disciplinas escolares.This dissertation thinks qualifiedly the consume society in the school quotidian. It‟s worried about identifying in the students, who frequent the Elementary School, the indications of consume culture present in the clothing and school objects or not, ported by students in the school. So it wants to understand how the students relate with these products and with their marks of the contemporary world, brought from the outside world to the school atmosphere. For that, has as theorist base references by Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Benjamin Barber and Don Slater while philosophers and sociologists, thinkers of the consumer society; Jurandir Costa Freire, Maria Rita Kehl, Afrânio Mendes Cattani and Renato de Souza Porto Gilioli, to understand the conception of youth and your specification proposed analysis; Silvio Gallo, Maria Lúcia de Amorim Soares and Leandro Petarnella in the showing of the presence in the pedagogic relationships of the relations between consume and the contemporary world. The procedures adopted to involve the analysis of works of American artist Barbara Kruger, of french Zevs, of english Banksy and David Haines; and of the artists present in the exposition realized by the Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – in Ibirapuera, in August 2010; and the draws produced by the 7as. and 8as. grader students, in the discipline Art, at the Escola Municipal Isaura Kruger, in Aluminio-SP, from the proposition “Draw contemporary students”. The result of the researches reveals the presence of marks, logotypes, clothing and hair style, beauty ideal, gadgets as cell phones, and others as identify way and distinction of the school boys in the school atmosphere. It premises concluding, for the less preliminarily, that the exhibited products have, for the young, more importance than the contents ministered in the many school disciplinesSociologia educacionalSociedade de consumoJovens - CondutaEstudantes - Aspectos sociaisCompro, logo existo: a sociedade de consumo no cotidiano escolarDissertação